Câncer de próstata x alimentação

Por Dra. Alice Amaral

28/04/2017 às 15h00 - Atualizada 27/04/2017 às 16h12

 

imagem - post cancer de prostata2

PUBLICIDADE

A maior parte das pessoas enfrenta dificuldades para tratar uma série de assuntos. Abordar o tema câncer é por vezes muito delicado, seja por ter perdido um ente querido, seja pelo tratamento longo e sofrido e também pelo medo e desconhecimento de muitos aspectos relacionados à doença.

Agora quando juntamos alguns aspectos culturais, a situação pode se complicar um pouco mais. É o caso do câncer de próstata. Segundo tipo de câncer que mais causa mortes nos homens brasileiros, perde apenas para o câncer de pulmão.

Como em todas as doenças, o diagnóstico precoce ajuda muito no tratamento, as chances de êxito são bem maiores.

Então seria esperado que a população masculina procurasse regularmente o Médico para um acompanhamento contínuo, não somente em função do câncer, mas também para garantir as condições gerais de saúde do homem.

Porém, ainda existe resistência por parte da população, o que acarreta que em muitos casos a doença acaba sendo diagnosticada já em estado avançado, e, portanto, o tratamento torna-se muito mais complicado e oneroso. Todos perdem com isso.

 

Câncer de próstata – sintomas, tratamentos e causas

O Médico pode adotar algumas condutas; como: conversar com o paciente e verificar os relatos pertinentes que podem indicar sinais da doença, solicitar exames laboratoriais e também realizar o exame de toque. Não deve ser causa de constrangimento, o problema é que existem ainda comentários pejorativos sobre o assunto, apelidos para o procedimento; aliás, apelido é sinal de que não existem bons argumentos e então a pessoa lança mão de palavras evasivas e sem sentido.

Fatores hereditários, ritmo de vida agitado e muito estressante, alimentação deficiente e falta de prevenção são pontos importantes na ocorrência da doença.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata

A alimentação pode ajudar na prevenção e também no tratamento da doença.

São indicados os alimentos; como: tomate, rico em licopeno, é preferível o tomate cozido. Brócolis; linhaça; mamão; melancia; e de forma mais ampla frutas, legumes e verduras em geral. E para dar um sabor especial utilize o azeite de oliva.

 

Câncer de próstata – alimentos prejudiciais

Por outro lado, devem ser evitados: batatas, arroz branco, gorduras saturadas, fast-food nas diversas formas e bebidas alcoólicas. Portanto, vamos rever as nossas posturas e encarar com mais racionalidade a questão.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também