Alimentação x Câncer de Pulmão

Por Alice Amaral

20/02/2023 às 20h57 - Atualizada 15/02/2023 às 20h58

O tabagismo é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo. No Brasil, 443 pessoas morrem por dia. Ele é a principal causa de morte evitável, matando mais do que alcoolismo, suicidio, Aids, Heroína e acidentes de trânsito juntos.

Ele também é a causa primária de 30% de todos os cânceres. Cerca de 20% dos fumantes vão ter câncer de pulmão, que é o tumor que mais mata no Brasil e 90% das pessoas que morrem de câncer pulmonar são fumantes. O cigarro é de longe o principal fator de risco, mas além do tabagismo, outras coisas podem influenciar, como a exposição passiva ao tabaco, poluentes do ar, como agentes físicos ou químicos; como asbestos, amianto, arsênio, escapes dos motores diesel, abuso de bebidas alcoólicas, predisposição genética, sedentarismo, morar em áreas com muita poluição ambiental, alimentação inadequada e a obesidade.

PUBLICIDADE

Os sintomas são tosse seca ou com secreção (muitas vezes com dano), rouquidão, dor no peito, dispneia (falta de ar), falta de apetite, levando ao emagrecimento, fadiga, cansaço e infecções de repetição.

O diagnóstico geralmente é feito pelo exame físico, história do paciente e raio-x do tórax. Se apresentar alguma alteração é preciso realizar exames complementares, como uma tomografia computadorizada, broncoscopia e biópsia da lesão.

O tratamento vai variar de acordo com o tipo e as características, que podem incluir cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Mas devemos lembrar que o melhor tratamento é sempre a prevenção.

Importante frisar que o primeiro passo para prevenir a doença é não fumar, já que 90% dos casos, independente do tipo, está ligado ao tabagismo. Para quem já fuma, é preciso parar imediatamente. Além disso, evitar a exposição aos agentes físicos e químicos, como já citamos, fazer atividade física regularmente, que além de prevenir ajuda no combate à doença, sendo um dos principais fatores de prevenção do câncer de pulmão e pode reduzir a mortalidade em 38%, conforme estudos.

Fora isso, é preciso cuidar da alimentação, que é importante até para quem deseja parar de fumar. É preciso evitar o consumo de café, bebidas alcoólicas, refrigerantes à base de cola, frituras, embutidos, doces e carnes vermelhas. Lançar mão de alimentos que vão interferir no sabor do cigarro, como água gelada, frutas cítricas (vitamina C), Alho (vitamina A, C, K, Selênio, alicina), frutas frescas, legumes e semente de abóbora.

Para o câncer de pulmão, também é fundamental evitar o abuso de bebidas alcoólicas, os fast foods, alimentos ultraprocessado (refrigerante, nuggets, embutidos), as carnes processadas e usar comida natural, de preferência orgânica e alimentos antiflamatorios, como alho, gengibre, curcuma, azeite de oliva, chá verde, peixes; alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura, abóbora, beterraba, mamão e manga; alimentos ricos em Vitamina C, como kiwi, laranja, caju, acerola; Vitamina B12, como carnes e ovos; B6 carnes, nozes, avelã; ácido fólico, folhas verdes escuras, espinafre, couve, brócolis, cereais integrais e cogumelo.

O conteúdo continua após o anúncio

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também