Por que a água é tão importante para o organismo?

Por Alice Amaral

28/03/2019 às 15h03 - Atualizada 28/03/2019 às 15h03

A água é essencial para a manutenção da vida. Um recurso importante e que precisa ser preservado com o esforço de todos. Podemos entender que a água é um componente fundamental para o organismo. Para medir sua relevância, pense que o organismo suporta mais tempo sem ingestão de alimentos do que quando privado de água. E, a reposição deve ser constante, pois perdemos líquido a todo instante e de diversas formas (urina, suor, fezes e respiração).

 

PUBLICIDADE

Nos dias atuais, em que estamos quase sempre atarefados e com dificuldade de cumprir agendas extensas, negligenciamos os bons hábitos, inclusive, o costume básico que é da hidratação contínua do corpo. Devemos tomar consciência do impacto negativo de manter o corpo pouco hidratado.

 

Uma sugestão para não esquecer de beber água é programar o celular para auxiliar na lembrança. Quando escrevemos no alarme a palavra ‘água’ reforçamos que se trata literalmente de água, sendo descartado qualquer tipo de refrigerante e bebida industrializada. Alguns alimentos ricos em água possuem poucas calorias e ainda proporcionam uma sensação de saciedade, o que pode auxiliar num processo de perda de peso, se for o caso.

 

As necessidades de consumo de água pelas pessoas alteram em função de algumas variáveis, tais como: atividade profissional, peso, clima, temperatura, exercícios físicos, entre outras. Um cálculo para facilitar o consumo e controle é simples: multiplique cada quilo por 35 ml de água. Sendo assim, uma pessoa com 80 quilos deve ingerir 2,8 litros de água por dia. Mas lembre-se, trata-se de um número geral, e é preciso analisar cada caso.

 

Alguns alimentos são ricos em água, como melancia, melão, pepino, alface, tomate e morango. E pense que você vai obter ainda vitaminas, minerais e outros nutrientes. Uma dieta balanceada também leva em conta as necessidades de água.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Entre os benefícios da ingestão satisfatória de água temos a melhora da digestão, a redução de inchaço, manutenção da temperatura do corpo e eliminação de toxinas. Vale lembrar que sentir muita sede, apresentar excesso de sudorese e ainda outras ocorrências relacionadas ao consumo e eliminação de água podem indicar problemas de saúde. Por isso, deve-se procurar um médico e seguir as orientações.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também