Alimentação saudável e a hipertensão arterial
Hipertensão Arterial – O que é
A hipertensão arterial é uma doença silenciosa e que causa muitos transtornos na vida das pessoas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão: “hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.”
Como ocorre a hipertensão arterial
Existem múltiplos fatores que podem contribuir para a ocorrência da hipertensão arterial. Predisposição genética; sedentarismo; excesso de sal na alimentação; stress; obesidade; consumo em excesso de gorduras, frituras, álcool; tabagismo; tempo insuficiente de sono e dieta pobre em vegetais e desbalanceada.
E precisamos considerar também a alta incidência na população em geral, segundo estimativas atualizadas, 25% da população brasileira adulta. Se considerarmos a faixa etária partir dos sessenta anos o número sobe para 50% da população. Uma situação bem complicada e que ocasiona grandes gastos com tratamentos, perda de qualidade de vida e sofrimento para milhões de pessoas, que poderiam aproveitar de uma existência muito mais saudável.
A hipertensão arterial está relacionada com graves problemas de saúde. Infartos, AVC, insuficiência renal e também redução da expectativa de vida.
Sinais e sintomas da hipertensão arterial
Alguns sintomas estão associados com a hipertensão, tais como: cefaleia (dor de cabeça), vertigens, zumbidos, distúrbios na visão, rubor facial (face avermelhada) e cansaço. E nada de começar a se automedicar, é perigoso em todas as situações. O diagnóstico deve ser elaborado pelo Médico, que vai acompanhar o caso e indicar o melhor tratamento.
Como prevenir a hipertensão arterial
Podemos pensar em prevenir o aparecimento da doença e também buscar o tratamento mais indicado no caso da doença já instalada, sempre lembrando que a prevenção é o caminho mais suave e menos doloroso, precisamos reservar um tempo na agenda para cuidar e manter nossa saúde, senão vamos gastar mais tempo tratando da doença.
Alimentação na prevenção e tratamento da hipertensão arterial
A alimentação assume um papel primordial tanto na prevenção quanto no tratamento da doença. Primeira recomendação: reduzir o consumo de sódio. Na média o brasileiro abusa do consumo de sal de cozinha. E se você pensar bem existem tantos temperos deliciosos e que contribuem para a saúde, então por que insistir em consumir tanto sal? Se for o caso, retire o saleiro da mesa. É uma boa medida.
Mediante o diagnóstico e a observação do ritmo de vida e dos hábitos de alimentação, o Médico Nutrologo vai prescrever uma dieta equilibrada e saudável, que muito vai contribuir para o tratamento da hipertensão.
Juntamente com a adoção da dieta indicada, a prática de exercícios físicos, uma forma mais branda e suave de encarar a vida, a redução do consumo do álcool e o banimento do tabagismo; provavelmente os resultados do tratamento serão muito bons. E o consumo de medicamentos, devidamente prescritos, deve ser seguido de forma muito consistente. Um sentimento de grande melhora, por maior que seja, nunca deve ser motivo para relaxar o tratamento.
A hipertensão arterial é um grande desafio mundial de saúde pública, portanto cabe a todos o enfrentamento da situação. Informe-se, cuide-se.