Cuidados que toda mulher deve ter após a gravidez

Por Alice Amaral

24/05/2021 às 16h01 - Atualizada 24/05/2021 às 16h01

Ser mãe é um dos momentos mais bonitos da vida, senão, o mais bonito. Neste período, a atenção está totalmente voltada para a criança, que é o grande milagre da vida. Entretanto, a mãe não pode negligenciar os cuidados com o corpo. O ideal é começar a cuidar antes de engravidar, fazendo exames laboratoriais, praticando atividade física, parando de fumar, além de usar suplementos (como ácido fólico), melhorar a alimentação e ajustar o peso (para não ficar nem abaixo e nem acima do considerado normal).

PUBLICIDADE

Durante a gravidez, o primeiro passo é evitar o ganho excessivo de peso, se prevenindo de doenças, como o aumento da pressão arterial, pré-eclampsia, diabetes gestacional, complicações no parto, estrias, flacidez, além de expor o bebê ao desenvolvimento de comorbidades futuras. A alimentação também deve ser muito regrada neste período. Importante destacar, que isso não significa comer pouco com medo de engordar, ou excessivamente, para dois. É fundamental beber bastante água para manter a pele hidratada, evitar estrias e também pensar no uso de cintas e meia elástica (que ajuda a evitar o inchaço, edema e as varizes).

Após o parto a alimentação é essencial para auxiliar no emagrecimento, normalizar o intestino e os problemas que surgem durante a gravidez, como enjoo, vômito, azia, hemorroida, além da pressão alta e do diabetes gestacional.

Portanto, nada de fumar. Evite também bebidas alcoólicas e alimentos que podem causar cólica no bebê, como café, refrigerante, leite, feijão, lentilhas, batata-doce, cebola, alimentos multiprocessados e fast food.

Na fase do puerpério (que antes era chamado de resguardo – 40 dias após o parto) ocorre uma queda brusca dos hormônios e a mulher pode apresentar cansaço, desânimo e até depressão. Um dado interessante é que uma a cada quatro mulheres no Brasil sofre de depressão pós-parto. Por isso, a alimentação adequada vai ajudar a melhorar, inclusive, esses sintomas. A dieta tem que ser equilibrada com frutas, legumes, verduras, de preferência orgânicas; carnes, alimentos integrais, oleaginosas e água, que ajuda na produção do leite e diminui o inchaço. A minha orientação para as pacientes é: 300 ml de água antes e 300 ml após cada amamentação.

Além disso, é preciso consumir alimentos ricos em ferro, cálcio, ômega 3 e triptofano. Se possível também praticar atividade física, que além de ajudar no emagrecimento, melhora a circulação, diminui edema, estimula a produção de endorfina (promovendo o bem-estar físico e mental), diminui estresse, ansiedade e depressão e melhora a disposição.

A mulher que fez parto normal após 15 dias já está liberada para uma atividade leve, como caminhada. Para fazer uma atividade física mais pesada, somente após 45 dias.

O conteúdo continua após o anúncio

Aquelas que optaram pela cesariana devem esperar de 30 a 45 dias para atividade mais leve e só depois de três meses, para exercícios mais pesados.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também