A Memória

Por Dra Alice Amaral

23/09/2016 às 12h37 - Atualizada 23/09/2016 às 12h38

images

Voltamos a falar sobre a memória, um recurso valioso que, para nossa sorte, pode evitar a repetição dos erros do passado, e também atuar no resgate das boas lembranças da vida.
Já citamos no artigo anterior alguns fatores importantes que interferem na manutenção das condições favoráveis de funcionamento do cérebro e da memória.
Além de bons hábitos alimentares, acompanhamento por Médico Nutrólogo, a prática regular de exercícios e demais ações indicadas na primeira parte do artigo, um aliado importante para a boa memória e que às vezes negligenciamos é o sono.
O sono tem uma importância elevada para a manutenção da saúde em geral, e para a memória assume um papel fundamental. Ninguém vai preservar uma boa memória dormindo horas insuficientes por um longo período ou tendo uma qualidade de sono ruim, com interrupções no decorrer da noite.
Quando dormimos nosso cérebro processa novas informações adquiridas e em seguida essas informações são armazenadas como memória. Fica difícil imaginar como um estudante que não tem boa qualidade de sono pode progredir de forma considerável nos estudos, e podemos imaginar como isso vai impactar em toda a sua vida.
Evitar o stress, logicamente dentro das possibilidade do dia-a-dia, ajuda a vivermos melhor e cultivar uma existência mais suave, e como consequência nosso corpo sofrerá menos, e o cérebro, juntamente com a memória, serão mais poupados. Então é bom procurar a harmonia nos relacionamentos sociais e na convivência diária, pois além de proporcionar paz e tranquilidade a nossa memória vai agradecer.
Relaxar e meditar são duas condutas que também colaboram no processo de preservação da nossa memória. São práticas que ativam determinadas regiões do cérebro e se mantidas de forma regular vão refletir em bons resultados.
A genética de cada pessoa e o histórico familiar também influi de forma preponderante, portanto a consulta com um especialista e a realização de exames é primordial.
E finalmente: Beba muita água, alimente-se da melhor forma possível com uma dieta personalizada e pense de forma positiva. Viva melhor. Sua memória agradece. Lembre-se sempre disso.

PUBLICIDADE

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também