Alimentos anticancerígenos ajudam no combate à doença
Em novembro, é celebrada a campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata. O alerta é devido à estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estimou para 2016, 61 mil novos casos de câncer de próstata diagnosticados no Brasil, sendo mais de 13 mil mortes este ano no país.
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas (relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos e costumes) ou internas (geneticamente pré-determinadas, sendo ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas). No entanto, já sabemos que a mudança nos hábitos é fundamental para evitar a doença.
A alimentação é apontada como uma das principais causas do aparecimento do câncer por conta do excesso de radicais livres. A má alimentação gera estresse oxidativo, e esse ambiente ácido é bastante propício para que a célula cancerígena se desenvolva. Portanto, quanto mais alcalina for à dieta, menores são as chances de desenvolver a doença.
Veja abaixo alguns alimentos que devem ser evitados e os que são anticancerígenos.
Alimentos cancerígenos:
– Devem ser evitados ou consumidos com moderação: alimentos ricos em gorduras, frituras, molhos com maionese, bacon, picles, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas, dentre outros.
– Defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão da fumaça do carvão (o mesmo presente na fumaça do cigarro).
– Alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, carnes da feijoada, charque e peixes salgados estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago.
Alimentos anticancerígenos:
Tomate – Possui quantidade significativa de vitaminas C, A e do complexo B, além de ácido fólico, potássio e cálcio. Rico em licopeno, um antioxidante de cor avermelhada que possui uma grande biodisponibilidade, ou seja, tem o potencial de suprir as necessidades fisiológicas dos tecidos. Recentemente, pesquisas das universidades de Cambridge, Oxford e Bristol revelaram que o consumo de tomate (cerca de 10 porções por semana), pode reduzir o risco de câncer de próstata em até 20%. Vale lembrar que o licopeno para ser liberado, o tomate tem que ser cozido.
Brócolis – É um alimento funcional que possui compostos bioativos e que geram benefícios ao organismo, especialmente no combate ao câncer. Pesquisa recente afirma que os bioativos do brócolis, quando associados a pequenas quantidades de selênio, aumentam a atividade antioxidante do organismo.
Linhaça – A linhaça é um alimento riquíssimo em Ômegas 3 e 6. Um organismo propenso a desenvolver câncer possui um sistema imunológico debilitado e carente de nutrientes, especialmente de ácidos graxos essenciais, como os Ômegas 3 e 6.
Goiaba vermelha – Rica em licopeno, assim como o tomate.
Cenoura – Rica em carotenoides, nutrientes essenciais no combate ao câncer. A cenoura é um alimento que converte o betacaroteno em vitamina A, de acordo com a necessidade orgânica.
Repolho – Possui um glicosinolato, conhecido como sinigrina, reconhecido como preventivo do câncer de bexiga, próstata e cólon superior.
Mamão papaia – Excelente alimento para o bom funcionamento intestinal e rico em betacaroteno, que possui ação antioxidante e, consequentemente, anticancerígena.
Vegetais crucíferos (couve-flor, brócolis, repolho, couve de Bruxelas) – Ricos em índol-3-carbinol, ajudam na prevenção do câncer de próstata.
Melancia – Rica em licopeno, um poderoso antioxidante que faz da melancia um alimento anticancerígeno.
FALE CONOSCO, TIRE SUAS DÚVIDAS E DÊ SUGESTÕES: contato@draaliceamaral.com.br