Como limpar os alimentos em época de coronavírus? Aqui vai 4 dicas:
Estudos cada vez mais apontam que o novo Coronavírus (SARS-CoV-2) permanece no ar por aproximadamente três horas e em superfícies por até nove dias, ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções que saem do trato respiratório de uma pessoa infectada, sendo transmitido também pelo contato das mãos com superfícies contaminadas.
Pesquisas científicas com outros coronavírus indicam que esses vírus são inativados em cerca de um minuto pelo contato com álcool etílico 62-71%, água oxigenada 0,5% ou hipoclorito de sódio 0,1%.
Os Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um comunicado com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas da população sobre o papel dos alimentos na transmissão do Sars-CoV-2.
- Mantenha as mãos limpas!
Antes de manusear qualquer alimento é essencial lavar as mãos corretamente, com sabão/sabonete e bastante água corrente, não esquecendo das regiões entre os dedos, pontas dos dedos, dorso das mãos, pulsos e antebraços.
- Cozinha higienizada
As recomendações de higiene e limpeza são as mesmas do dia-a-dia, e devem ser seguidas criteriosamente. Sempre manter as bancadas, pias, louças e demais utensílios limpos e secos, sem resíduos de alimentos. Limpar as geladeiras, freezers, fornos, fogão e demais eletrodomésticos com regularidade, com água, sabão e sanitizantes ou água sanitária. O mesmo vale para as paredes, chão e teto.
- Cuidados com os alimentos em casa
Para alimentos que serão consumidos crus, como os vegetais folhosos, é recomendado remover as folhas externas ou danificadas, separar as folhas uma a uma, lavá-las com água tratada abundante, e deixá-las em imersão, por 15 minutos, em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), e depois lavá-las com água tratada corrente novamente. Já os vegetais não folhosos e frutas, mesmo aquelas que serão consumidas sem a casca, o procedimento deve ser o mesmo. O tratamento dos alimentos pelo calor, como cozimento e fritura, quando feitos corretamente, elimina os vírus, caso estejam contaminando o produto cru.
- Cuidados com o delivery
Dê preferência a restaurantes e serviços de alimentação de confiança, com embalagens de papelão.Não consumir nenhuma refeição que chegar com a embalagem danificada ou violada. –
Esses procedimentos evitam a presença dos bactérias e vírus indesejáveis na cozinha, inclusive o coronavírus. Eles também reduzem o risco de contaminação cruzada, ou seja, a transferência de um agente infeccioso de alimentos ou superfícies contaminados para alimentos não contaminados. Quer saber como aumentar a imunidade? Clique aqui!