Os Benefícios do Azeite de Oliva

Por Dra Alice Amaral

19/10/2016 às 15h47 - Atualizada 19/10/2016 às 15h47

 azeite-protege-o-coracao-e-melhora-a-memoria-1-640-427

Temperar uma salada com um bom Azeite, que vai dar um sabor especial aos alimentos e torna-los mais atraentes já é um benefício e tanto, um convite para uma refeição prazerosa, porém o Azeite de Oliva oferece muitas outras vantagens.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Azeite de Oliva é utilizado também na produção de cosméticos, além de ser usado como hidratante para pele e lábios ressecados. Serve ainda para tratamento das unhas descamadas, manchadas e quebradiças.

Os exercícios físicos são indicados para todas as idades, logicamente dentro dos padrões recomendados por um especialista, e para a prática dos exercícios você precisa contar com um coração em boas condições. Pois saiba que o azeite de Oliva auxilia na prevenção da hipertensão arterial e na diminuição do risco de ataque cardíaco. E para completar: o consumo regular de Azeite melhora a densidade óssea, o que reflete em ossos mais fortes, combatendo assim a fragilidade óssea, osteoporose, que afeta milhões de pessoas. Boas funções cardíacas e ossos fortes são fatores preponderantes na prática esportiva.

A maioria das pessoas já consumiu analgésicos e anti-inflamatórios, por razões as mais variadas. Situações crônicas e agudas prejudicam muito o organismo, causam estresse e até um sentimento de nunca estar boas condições físicas. O oleocanthal, antioxidante encontrado no Azeite, tem demonstrado ter atividade similar a medicamento anti-inflamatório muito comercializado nas farmácias. Muitos pesquisadores acreditam que os componentes antioxidantes do Azeite auxiliam para evitar ou na eliminação dos danos causados pela oxidação que atinge o DNA, prevenindo ou diminuindo a incidência de alguns tipos de câncer, como o de mama e de pulmão.

O consumo regular de azeite também é indicado para quem sofre de prisão de ventre, os resultados de uma dieta rica em fibras e adição de Azeite são muito bons para regularizar as funções do intestino. E o Azeite não tem efeitos colaterais. É preciso evitar o uso prolongado de medicamentos para tratar a prisão de ventre.

A ingestão do Azeite ajuda tanto na prevenção como também no controle do diabetes, o que pode propiciar melhores condições de vida para grande contingente de nossa população.

E como todos nós almejamos viver muitos anos e principalmente com boa saúde física e mental, o Azeite também contribui para reduzir o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer. Vamos enfrentar um quadro de perda de memória com o decorrer da vida, porém as gorduras monoinsaturadas presentes no Azeite de Oliva auxiliam para minimizar as chances do déficit cognitivo.

O Azeite é um alimento importante para a nossa alimentação, contudo o consumo precisa estar de acordo com o perfil de cada pessoa. Estilo de vida, idade e outros aspectos precisam ser considerados. Se bem utilizado dentro de uma dieta equilibrada trará bons resultados.

O conteúdo continua após o anúncio

FALE CONOSCO, TIRE SUAS DÚVIDAS E DÊ SUGESTÕES. contato@draaliceamaral.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também