Câncer de Cólon e Reto

Por DRA ALICE AMARAL

19/09/2016 às 17h48 - Atualizada 19/09/2016 às 17h48

images

 

PUBLICIDADE

O Setembro Verde é uma Campanha criada com o intuito de lembrar e reforçar a importância da prevenção à doença e os riscos associados.

O câncer de intestino é um dos tipos mais frequentes tanto em homens como em mulheres. Nos homens é o terceiro mais comum, logo após câncer de próstata e de pulmão, nas mulheres vem logo após o de mama.

Uma notícia preocupante é que nos últimos anos a incidência da doença vem aumentando e, infelizmente, o número de mortes também.

Todas as pessoas acima de cinquenta anos, com ou sem sintomas, precisam procurar um especialista e realizar consulta, e a critério do médico, realizar os exames solicitados.

Quem possui histórico de câncer no intestino na família, os fumantes e também quem está acima do peso ideal, precisa dedicar uma atenção maior e conversar com o seu médico sobre o assunto. Lembrete: o câncer de intestino também ocorre em pacientes mais jovens, a frequência é menor, mas não deve ser desprezada.

Um ponto importante a ser considerado é que na fase inicial o câncer de intestino não apresenta sintomas, porém conforme avança, podem ocorrer: sangue nas fezes, alteração do ritmo intestinal, emagrecimento, anemia, massa abdominal palpável entre outros sintomas.

A prevenção da doença envolve uma série de medidas, além da visita ao médico e a realização dos exames recomendados. Dentre as medidas recomendadas podemos ressaltar os exercícios físicos regulares, a adoção de uma dieta orientada por Médico Nutrólogo, banir o tabagismo e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.

O conteúdo continua após o anúncio

E finalmente, nunca ficar acanhado ou ter vergonha em expor eventuais problemas relacionados ao intestino, pois o tratamento precoce garante maiores chances de cura.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também