Conheça os benefícios da chia

Por Alice Amaral

17/10/2022 às 10h37 - Atualizada 17/10/2022 às 10h44

As sementes de Chia foram usadas pelos Maias e pelos Astecas, durante séculos, sendo fundamentais na alimentação. Ela era utilizada para diminuir o cansaço, aumentar a imunidade e a resistência física. Além disso, os Astecas a utilizam para pagar impostos e como moeda de troca, de tão importante que ela era.  Durante muito tempo a chia foi considerada um superalimento da natureza.

Importante destacar que a chia é uma semente encontrada no Sul do México e na Colômbia. Os mexicanos falam que uma colher de chia é suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas. Ela é rica em antioxidantes, então, diminui os radicais livres, em ômega 3, principalmente, o ácido alfa linolênico; além de ter cálcio, ferro, potássio, magnésio, zinco, selênio, cobre, vitaminas do complexo B. Ela também é uma ótima fonte de proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais, é rica em fibras e tem um sabor semelhante a nozes.

PUBLICIDADE

Benefícios

Os benefícios são muitos, pois diminui o colesterol e os triglicérides, diminui a glicose, a inflamação, melhora o cansaço, a depressão, aumenta a formação óssea, sendo importante nos processos de osteoporose; ajuda no tratamento de déficit de atenção, na prevenção de pressão alta e de doenças cardiovasculares. Ela melhora o desempenho cognitivo, é uma boa fonte de ferro e de cálcio, melhora a digestão, diminui prisão de ventre, ajuda a prevenir o câncer de cólon, previne câimbra, aumenta a saciedade, ajudando no processo de emagrecimento. Ajuda também a fortalecer os cabelos e as unhas e melhorar a pele, diminui a celulite, aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce e ajuda na recuperação do organismo após a atividade física.

Como consumir?

A quantidade diária recomendada é de 25 gramas (120 calorias) o que equivale a duas colheres de sopa. O ideal é que ela seja hidratada antes do consumo, para evitar a ação do ácido fítico, que além de causar problemas gastrointestinais, diminui a absorção dos nutrientes. Por isso, para cada porção de chia, o indicado é colocar cinco porções de água e deixar por volta de oito horas.

Por ser versátil a chia pode ser usada de várias maneiras, como por exemplo, em sucos e vitaminas, com fruta, em salada, nos ovos, omelete, em sopas e também no preparo para massas: pão, bolo, ou biscoitos.

Apesar de ser muito saudável, não pode exagerar no seu consumo, porque a diferença do remédio para o veneno está na dose. Ela é um alimento saudável e devemos incluí-la no nosso dia a dia, mas o excesso é tão prejudicial quanto à carência. Excesso de chia pode causar dor e distensão abdominal, gases e diarreia.

Auxilia no processo de emagrecimento

Além de ser uma boa fonte de proteínas, ela é rica em fibras. Isso ajuda na absorção de gorduras, melhora o trânsito intestinal, dá uma saciedade prolongada, diminuindo a fome e o consumo de alimentos. Ela pode ser usada da seguinte maneira: colocar uma colher de chia, no caso, a chia já hidratada, num copo d’água e deixar cerca de 30 minutos. Tomar 30 minutos antes do almoço e do jantar.

Dica

Suco de melancia, beterraba e chia

Uma fatia de melancia, um pedaço de beterraba crua (aproximadamente de 2 cm), uma colher de sopa de chia já hidratada e 200 m de água.

O conteúdo continua após o anúncio

Coloque tudo no liquidificador bata e beba logo em seguida.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também