Azeite de Oliva

Por Dra Alice Amaral

17/10/2016 às 15h35 - Atualizada 17/10/2016 às 15h42

1162638_oil-1

Muitas vezes temos lido artigos sobre a dieta mediterrânea. As vantagens e benefícios para a saúde. Um dos componentes da dieta é o Azeite de Oliva.

PUBLICIDADE

A longevidade acima da média e o menor risco de doenças cardiovasculares dos habitantes da região do Mediterrâneo são atribuídos em parte pelo alto consumo de Azeite de Oliva.

O Azeite de Oliva está disponível em todo o país, em diversos canais de vendas. O que precisamos verificar com cuidado são as características do produto e também a embalagem. Iniciemos pela embalagem, quanto mais escura for tanto melhor. Lembre-se que o vidro transparente não consegue barrar a luz, o que pode prejudicar as qualidades do produto. Existem também embalagens PET e em Lata. A embalagem PET não é impermeável aos gases e também não protege o óleo da ação da luz. A lata não vai proporcionar a visão do conteúdo, porém protege o óleo dos efeitos da luz. A melhor embalagem para o Azeite é o vidro escuro.

É preciso verificar também a data de validade do produto, o azeite de oliva é preparado a partir de azeitonas frescas, então quanto mais recente a data de produção, melhor será para o consumo.

Verifique também se o Azeite de Oliva foi produzido em uma região, envasado em outra região por terceiros e depois distribuído. Quanto mais rápido o processo mais a qualidade e sabor serão assegurados.

Trocar a embalagem do Azeite, como por exemplo, colocar em vidros transparentes para combinar com outros temperos no galheteiro é um hábito que precisa ser abandonado. Também na alimentação fora do lar, dê preferência pelas embalagens originais.

A preferência para o consumo é o tipo extra virgem. Ele é obtido somente através da prensagem de azeitonas, sem qualquer outro processo. Quanto mais baixo o índice de acidez melhor será seu efeito no organismo. O ideal é consumir azeites que apresentem teores de até 0,5%.

Muito cuidado com versões de menor qualidade, é melhor evitar consumir produtos refinados com a utilização de produtos químicos. Também evite os produtos misturados, que são conhecidos como azeites diluídos com óleos obtidos a partir de outras matérias-primas.

No próximo texto vamos falar dos benefícios para a saúde.

O conteúdo continua após o anúncio

FALE CONOSCO, TIRE SUAS DÚVIDAS E DÊ SUGESTÕES: contato@draaliceamaral.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também