Os benefícios da Ozonioterapia para saúde
O gás ozônio é conhecido desde o século 19. A descoberta foi feita pelo químico Christian Friedrich Schoenbein, que fazia experiências sobre a eletrólise da água na Universidade de Basileia, na Suíça, em 1840. Em seguida, Werner Von Siemens, inventor e industrial alemão, desenvolveu o Gerador de Alta Frequência, equipamento que forma o gás ozônio, por meio de descargas elétricas em átomos de oxigênio.
A partir disso, vários estudos e pesquisas foram realizados em diferentes países, envolvendo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Atualmente o uso medicinal do gás ozônio é realizado em inúmeros países, inclusive no Brasil.
A utilização do ozônio é recomendada no tratamento de doenças, mas, inicialmente cabe ressaltar que todos os procedimentos envolvidos devem ser prescritos e acompanhados por um médico. Lembrando ainda que, em alguns casos, existem contraindicações para a utilização da Ozonioterapia.
Os benefícios do tratamento por meio da ozônio são inúmeros. As indicações incluem queimaduras; feridas (até de difícil cicatrização); doenças que são causadas por vírus como herpes zoster, colites e outras inflamações intestinais crônicas; hérnia de disco; e dores lombares. E, ainda pode ser considerado para auxiliar nos tratamentos de alguns tipos de cânceres e Autismo.
A Ozonioterapia também é válida para melhorar a imunidade da pessoa, ajudando na proteção do nosso organismo. Idosos podem alcançar melhores condições gerais de saúde com o método.
Existem formas distintas de aplicação do ozônio, bem como doses e concentrações. Cada caso requer um tratamento singular e direcionado às condições específicas do paciente. O acompanhamento é constante e sistemático como outros tratamentos médicos.
Muitas pesquisas estão sendo realizadas e certamente novas aplicações para o ozônio serão disponibilizadas tanto para a classe médica quanto para outros segmentos da sociedade. Como exemplos: sanitização de ambientes, purificação de alimentos e da água, e melhora da qualidade do ar.
Diversas variáveis estão envolvidas sempre em todos os tratamentos médicos. Portanto, não existe uma garantia de sucesso, como é regra geral. Entretanto, o uso da Ozonioterapia tem demonstrado bons resultados. Consulte seu médico e procure mais informações sobre o assunto.