Como aproveitar as festas juninas, sem prejudicar a saúde?

Por Alice Amaral

15/06/2018 às 14h02 - Atualizada 15/06/2018 às 14h02

Junho é um mês repleto de festas. As comemorações acontecem em diferentes locais como escolas, trabalho, condomínios e clubes. Neste cenário, a festa junina é uma delas e está relacionada a danças, trajes, grupos folclóricos e também alimentação.

 

PUBLICIDADE

É verdade que os pratos típicos e bebidas da época fazem sucesso, mas devemos lembrar que festa não significa um “vale tudo”, ou seja, a pessoa fica liberada da dieta e de outros procedimentos relativos ao bem-estar. Sendo assim, o equilíbrio precisa ser considerado.

 

Embora seja comum um clima mais frio neste período do ano, em que o corpo demanda mais energia, não justifica um consumo em excesso. Por isso, o consumo de bebidas alcoólicas precisa ser moderado. Festa e alegria não combinam com exageros.

 

Devemos evitar os alimentos industrializados, que podem conter um teor alto de açúcar, sódio, corantes e outros produtos químicos. A ideia é resgatar as tradições e a alimentação também faz parte disso. Então, podemos buscar as antigas receitas de família, prepara-las da forma mais natural possível, sem aditivos, privilegiando os produtos da época e buscando as melhores combinações, que beneficiem o organismo e respeitem a dieta.

 

O milho é um alimento bastante utilizado em diversos doces e bolos, e temos condições de criar variações que agreguem outros ingredientes naturais, com bom teor nutricional e que promovam a melhoria em nossa saúde.

 

Também recomenda-se preparar os alimentos com óleo de coco natural ou azeite extra virgem; reduzir a quantidade de sal; utilizar temperos naturais; zerar a gordura hidrogenada; e evitar frituras e alimentos ultra processados. Bata doce, pinhão, frutas da estação, mandioca, biomassa de banana-verde e outros produtos podem compor diversos pratos e ajudar na animação da festa. A canela em pó, gengibre e açafrão, devem ser utilizados para dar um toque especial.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Os doces podem ser preparados com menos açúcar e, dê preferência ao açúcar mascavo ou demerara. Pense em elaborar um doce de maçã com uma pitada de açúcar, e não uma maçã mergulhada no açúcar, em que o sabor da fruta fica descaracterizado.

 

De forma geral, com moderação e equilíbrio, utilizando produtos naturais e com criatividade, podemos ter pratos típicos saudáveis e deliciosos.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também