Diabetes: Uma das cinco doenças que mais matam no país

Por Dra Alice Amaral

14/11/2016 às 14h36 - Atualizada 14/11/2016 às 14h36

diabetes_hoje

 

PUBLICIDADE

O Diabetes é uma doença crônica, caracterizada pelo aumento anormal de açúcar no sangue, mas pode ser evitada e controlada por meio de uma alimentação equilibrada. O diabetes tipo 1 atinge de 5 a 10% dos pacientes e acontece quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina, geralmente decorrente de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. Já o tipo 2 da doença atinge cerca de 90% dos pacientes com diabetes e acontece quando a insulina não consegue exercer seu papel adequadamente, seja por diminuição de sua produção ou por resistência.

Quando não é cuidado, o Diabetes pode originar várias complicações como perda de visão, da função renal, amputação de membros inferiores, infarto, entre outras.

Sintomas:

Excesso de sede, urina aumentada, emagrecimento, cansaço, visão embaçada, aumento do apetite e infecções de pele.

 

Além de adotar uma alimentação saudável, reduzindo a ingestão de açúcares e carboidratos, inclua exercícios físicos na rotina. Não fomos criados para ficarmos andando de carro, usando elevador. É preciso se movimentar mais. Trocar o carro pela caminhada. Se usa transporte público, salte alguns pontos antes. Os hormônios liberados quando nos exercitamos produzem a sensação de prazer e alegria, ajudam na prevenção, além de ajudar a melhorar o aproveitamento da glicose para os diabéticos que precisam controlá-la

Alimentos recomendados: canela, pimenta, alho, gengibre, chia, quinoa, castanhas, biomassa da banana verde, inhame, sardinha, salmão, azeite, mirtilo, jamelão, noni, maçã, verduras e ovos.

 

Alimentos proibidos: açúcares, adoçantes, produtos diet e light, refrigerantes, sucos industrializados, bebidas alcoólicas, arroz branco, farinha branca, alimentos industrializados, ketchup e molhos prontos.

O conteúdo continua após o anúncio

O Médico Nutrólogo pode ajudar para diminuir o surgimento de novos casos e também atenuar os males nos doentes já diagnosticados.

 

FALE CONOSCO, TIRE SUAS DÚVIDAS E DÊ SUGESTÕES: contato@draaliceamaral.com.br

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também