Saúde da mulher: é preciso cuidar

Por Alice Amaral

10/03/2021 às 20h42 - Atualizada 12/03/2021 às 15h36

Independente da idade, a mulher precisa ter cuidados com a saúde, visando uma boa qualidade de vida. Essa atenção vai além do exame ginecológico, que é fundamental e que tem que ser feito anualmente.

PUBLICIDADE

Procedimentos básicos como ir a um dentista regularmente, escovar os dentes – pelo menos, duas vezes ao dia – e usar o fio dental são essenciais. Vale destacar que além da parte estética, a doença periodontal está ligada à diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.

É essencial realizar o exame de sangue (além daquela rotina de hemograma, glicose e colesterol), avaliar o fígado, a tireoide, os hormônios sexuais), fazer o autoexame das mamas, teste ergométrico, ultrassom da região pélvica (transvaginal para ver como está o útero e os ovários), ultrassom da mama, tireoide e abdômen.

Se a paciente tiver mais de 40 anos e um histórico de câncer de intestino na família, é indicado fazer uma videocolonoscopia. Realizar uma densitometria óssea.

Enfim, é preciso ouvir o nosso corpo e não deixar para depois. Apesar deste momento de pandemia, em que ficamos mais retraídos, temos que manter os cuidados com a saúde.

Com isso, é possível prevenir ou mesmo tratar as doenças de forma precoce, com mais chances de cura. Não existe idade para realizar esses procedimentos, o quanto antes a gente começar a cuidar da saúde, melhor.

Vale lembrar que no dia a dia temos que manter uma alimentação saudável, diminuindo os industrializados, aumentando o consumo de frutas, verduras, além de fazer uma atividade física regular (mais de 50 % das mulheres brasileiras são sedentárias).

Vale seguir essas e outras dicas, como:

-Dormir bem para prevenir o estresse;

– Não fumar e consumir bebida alcoólica com moderação;

– Cuidar da saúde mental, fazendo meditação ou ioga;

O conteúdo continua após o anúncio

-Tomar sol (para aumentar a imunidade e produzir vitamina D)

Ter uma vida sexual ativa e saudável também é muito importante. Algumas mulheres acabam negligenciando a vida sexual. Às vezes ela separa, ou fica viúva e não arruma outro parceiro, como isso não fosse importante.

Além de tudo isso, manter uma vida social, ter amigos, praticar um ‘hobby’ e, se possível, tomar suplementos que ajudam bastante.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também