Saúde da mulher: é preciso cuidar
Independente da idade, a mulher precisa ter cuidados com a saúde, visando uma boa qualidade de vida. Essa atenção vai além do exame ginecológico, que é fundamental e que tem que ser feito anualmente.
Procedimentos básicos como ir a um dentista regularmente, escovar os dentes – pelo menos, duas vezes ao dia – e usar o fio dental são essenciais. Vale destacar que além da parte estética, a doença periodontal está ligada à diabetes, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.
É essencial realizar o exame de sangue (além daquela rotina de hemograma, glicose e colesterol), avaliar o fígado, a tireoide, os hormônios sexuais), fazer o autoexame das mamas, teste ergométrico, ultrassom da região pélvica (transvaginal para ver como está o útero e os ovários), ultrassom da mama, tireoide e abdômen.
Se a paciente tiver mais de 40 anos e um histórico de câncer de intestino na família, é indicado fazer uma videocolonoscopia. Realizar uma densitometria óssea.
Enfim, é preciso ouvir o nosso corpo e não deixar para depois. Apesar deste momento de pandemia, em que ficamos mais retraídos, temos que manter os cuidados com a saúde.
Com isso, é possível prevenir ou mesmo tratar as doenças de forma precoce, com mais chances de cura. Não existe idade para realizar esses procedimentos, o quanto antes a gente começar a cuidar da saúde, melhor.
Vale lembrar que no dia a dia temos que manter uma alimentação saudável, diminuindo os industrializados, aumentando o consumo de frutas, verduras, além de fazer uma atividade física regular (mais de 50 % das mulheres brasileiras são sedentárias).
Vale seguir essas e outras dicas, como:
-Dormir bem para prevenir o estresse;
– Não fumar e consumir bebida alcoólica com moderação;
– Cuidar da saúde mental, fazendo meditação ou ioga;
-Tomar sol (para aumentar a imunidade e produzir vitamina D)
Ter uma vida sexual ativa e saudável também é muito importante. Algumas mulheres acabam negligenciando a vida sexual. Às vezes ela separa, ou fica viúva e não arruma outro parceiro, como isso não fosse importante.
Além de tudo isso, manter uma vida social, ter amigos, praticar um ‘hobby’ e, se possível, tomar suplementos que ajudam bastante.