Os benefícios do açaí

Por Alice Amaral

08/09/2022 às 21h32 - Atualizada 08/09/2022 às 21h47

O açaí (Euterpe oleracea) nativo da América Central e do Sul, nos últimos anos ganhou atenção internacional por ser um alimento funcional e devido aos seus diversos benefícios nutricionais e terapêuticos, relacionados à sua alta capacidade antioxidante e sua composição fitoquímica. O açaí tem um índice de ORAC muito superior a qualquer outra fruta. Orac ( Oxigen Radical Absorbance Capacity) é a capacidade de absorção dos radicais oxidantes. É um método de quantificação da capacidade antioxidante dos alimentos. E quanto maior o valor da orac, maior o poder do alimento em neutralizar os radicais livres.

O Brasil é o maior produtor de açaí do mundo, o primeiro é o Estado do Pará seguido do Amazonas e o mercado estrangeiro vem investindo muito na sua importação, para utilização tanto na indústria alimentícia, quanto farmacêutica. Ele é rico em vitaminas (A, B1, B2, D, E, C, K), minerais (cálcio, magnésio, ferro, potássio, zinco) e ácidos graxos essenciais (ômega 6, ômega 9) Tem um alto teor de compostos fenólicos, como o resveratrol,antocianina, ácido ferúlico e também taninos como epicatequina e ácido elágico. As antocianinas pertencem a um grupo de corantes naturais, que dão a coloração roxa azulada do açaí. E tem uma ação antioxidante que protege o nosso corpo da ação dos radicais livres. Esses antioxidantes presentes no açaí fortalecem o nosso sistema imunológico e aumentam a capacidade do corpo de combater infecções, por bactérias, fungos e vírus e também ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, diminui o risco de síndrome metabólica e de diabetes, ajuda na prevenção de câncer, combate a anemia, porque é rico em ferro. É bom na prevenção da osteoporose, tem ação anti-inflamatória, melhora o funcionamento do aparelho digestivo, protege o coração, melhora o sistema circulatório, diminui a pressão arterial e traz benefícios também para função cerebral, diminuindo o risco de Parkinson e Alzheimer.

PUBLICIDADE

É muito utilizado por atletas, porque é uma fonte de energia excelente. Pode ser consumido antes ou após os treinos. Ele ajuda na recuperação muscular e no ganho de massa magra, combate a fadiga e a exaustão. Também pode ser consumido por quem quer emagrecer, pois ao contrário do que se pensa, ajuda no emagrecimento. Além de ter um valor calórico baixo, 60 calorias para cada 100 gramas da fruta, ele dá saciedade, melhora o intestino e acelera o metabolismo. O problema é a forma de preparar o açaí. Então, vou dar uma dica de como prepará-lo:

100 gramas de açaí
100 ml de água de coco
meio limão siciliano
uma folha de couve.
Bater tudo no liquidificador e beber sem coar.

Além de ter um sabor delicioso, o açaí é uma fruta com alto valor nutricional, que pode e deve ser usado de várias maneiras e deve ser incluído no nosso cardápio!

O conteúdo continua após o anúncio
Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também