Obesidade e o Covid-19

Por Alice Amaral

07/04/2020 às 15h14 - Atualizada 07/04/2020 às 18h28

A obesidade atinge 600 milhões de adultos e 100 milhões de crianças no mundo, sendo responsável por 4 milhões de mortes por ano. No Brasil, um em cada cinco habitantes é obeso, e mais da metade da população está acima do peso normal.

A relação entre as duas doenças passou despercebida no início da epidemia, ela foi notada quando se disseminou pelo ocidente, provavelmente por ser a obesidade muito menos prevalente na China que em países como o Reino Unido e os Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Inúmeras razões aumentam a gravidade do Covid-19 em pessoas com obesidade. O excesso de gordura já tem grande relação com outras doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão arterial, ambas muito frequentes entre pacientes com a forma mais grave do corona.

O serviço de saúde de Londres aponta que a cada dez pacientes que chegam na UTI, sete têm excesso de peso. Aqui no Brasil, também tem se observado mais pacientes internados por Covid-19 com obesidade, porém ainda não existem estudos conclusivos sobre o assunto. A maioria destes pacientes possuem menos de 40 anos e a internação necessita de mais cuidados pessoais, aparelhagem, dificuldade de movimentação etc.

Muito além da quarentena a população necessita manter a atenção a saúde, na medicação prescrita, nos cuidados alimentares, na atividade física e consultar o médico em caso de dúvidas.

O conteúdo continua após o anúncio
Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também