Os benefícios da água

Por Alice Amaral

04/03/2022 às 19h45 - Atualizada 04/03/2022 às 19h48

A água é o alimento mais importante que existe. Na verdade, ela é indispensável à vida. Não existe vida sem água. Ela representa de 60 a 80% do peso total em adultos e 80% em crianças. Sem contar que a água é fundamental para todas as funções do organismo. Podemos passar semanas sem comer, mas se ficarmos cinco dias sem água, pode ser fatal.

A água possui várias funções no nosso corpo, como a regulação da temperatura corporal. Por meio da liberação do suor, inicia-se um processo de evaporação, fazendo com que o corpo esfrie. Na detoxificação do organismo, pela eliminação de substâncias (suor e urina que é formada por 95% de água e o restante por substâncias que estão em excesso ou que não tem função no organismo). Para o transporte do oxigênio e sais minerais; na formação de lágrimas (para evitar o ressecamento da córnea e promover a sua limpeza); no sistema digestório (é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e bile, que são fundamentais no processo de digestão dos alimentos).

PUBLICIDADE

Além disso, a água também é importante para a respiração, circulação, para melhorar o sistema de defesa do organismo, além de agir como lubrificante nas articulações.

A falta de água promove os mais variados sintomas:

– Sede: quando a pessoa sente sede, ela já está desidratada. O ideal é beber antes;
Boca seca, lábios rachados, alteração do humor, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, diminuição da memória, dor de cabeça, cefaléia, cãibras, prisão de ventre, halitose, pele seca, envelhecimento precoce, dores articulares, diminuição da massa muscular e dificuldade para emagrecer;

A água acelera o metabolismo e ajuda no emagrecimento, sem contar que a falta de água no organismo pode provocar uma sensação constante de fome.

Ela não é estocada e por isso deve ser reposta várias vezes ao dia e a quantidade varia de acordo com a temperatura, nível de atividade física e com o peso. Uma maneira fácil de saber se a quantidade está adequada é por meio da urina, que deve ser amarela clara. Se ela estiver com cheiro forte e cor escura, ela não está sendo suficiente.

Além da ingestão, podemos hidratar o corpo com alimentos ricos em água, que geralmente têm poucas calorias e dão saciedade, como é o caso da melancia (com teor de 95% de água), o melão (com 90%), o morango e a carambola (com 91%), o abacaxi e laranja (87%).

Além de hidratar, essas frutas são ricas em vitaminas e minerais e vão favorecer o sistema imunológico, ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e no emagrecimento.

Outro alimento é o pepino. Ele possui 96,7 % de água. Popularmente conhecido como legume, na verdade, é um fruto. Cem gramas do pepino têm apenas 16 calorias e possui vitaminas do complexo B, C, cobre, potássio, magnésio, lignanas (polifenóis que ajudam na prevenção do câncer) e, além disso, ele possui ação anti inflamatória, antioxidante e ajuda também na diminuição do peso corporal.

O conteúdo continua após o anúncio

Outro alimento é a alface, que contém 95,6% de água, além de ser pouco calórica (100 gramas têm apenas 15 calorias) contém lactucarium – ação semelhante ao ópio, que ajuda a relaxar e a estimular o sono).

Se o paciente não apresenta uma patologia, como insuficiência renal, em que a ingestão de água deve ser reduzida, de um modo geral, o recomendado é ingerir um litro para cada 20 quilos de peso corporal.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também