Condutas que fortalecem o sistema imunológico

Por Alice Amaral

03/06/2022 às 22h13 - Atualizada 05/06/2022 às 09h31

O sistema imunológico é denominado também de sistema imune é um sistema de estruturas e processos que tem o objetivo de proteger o corpo contra doenças. Nada mais é do que a defesa do organismo contra agentes infecciosos (bactérias e vírus). Esse sistema imunológico que é a nossa linha de frente, na defesa contra vírus e bactérias, pode ser potencializado ou enfraquecido pelo estilo de vida. Vamos citar seis hábitos que enfraquecem o sistema imune.

Álcool. Não existe uma quantidade segura de álcool. Mesmo as doses baixas são tóxicas para o organismo. Além de enfraquecerem o sistema imunológico, ele diminui a memória, a produção de insulina (favorecendo o aparecimento de diabetes), aumenta a pressão arterial, podendo facilitar o aparecimento de cardiopatias, causa alteração no sistema digestório, como gastrite, hepatite, cirose, aumenta a incidência de depressão, podendo levar até ao suicídio.

PUBLICIDADE

Fumo. Um estudo publicado na Revista The Lancet mostra que o cigarro enfraquece o sistema imunológico e que os fumantes têm de três a cinco vezes mais chances de contrair gripes e pneumonias.

Dormir pouco. O sono é fundamental para a saúde e o equilíbrio do organismo. Uma noite mal dormida gera estresse, irritabilidade, ansiedade, cansaço, contribui para o aparecimento de doenças, como diabetes, obesidade e alteração do sistema imunológico.

Solidão. Estudo da Universidade de Ohio, nos EUA, destaca que a solidão deixa o corpo mais vulnerável às inflamações crônicas e diminui a imunidade.

O estresse é uma resposta do organismo ao estímulo. Quando estressado o corpo libera hormônios como adrenalina, norepinefrina e cortisol, preparando o corpo para reação e esse aumento do cortisol vai inibir as células do sistema imunológico.

Fast food. São alimentos calóricos, ricos em gorduras trans e açúcares, com elevadas taxas de sódios e poucos nutritivos. Esses alimentos contribuem para o aumento do peso, esteatose hepática (gordura no fígado), fadiga, câncer, envelhecimento precoce e diminuição da imunidade. Melhores condutas para fortalecer o sistema imunológico

Não abusar do álcool

Não fumar, o tabagismo além de ser uma doença crônica e de dependência da nicotina, é um dos maiores fatores de risco para as outras doenças;

Dormir. O ideal é dormir sete horas por noite;

Fazer atividade física regularmente. Ela melhora o condicionamento físico e mental, previne doenças como diabetes, câncer e obesidade, além de queimar gorduras, aumentar a concentração nas tarefas do dia a dia, a produtividade no trabalho e nos estudos, contribui para o bom humor porque ocorre liberação de substâncias neurotransmissoras, como dopamina e serotonina, dando aquela sensação de prazer e felicidade, ajudando a combater a ansiedade e depressão, melhora o sono e até a autoestima, fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade, melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a postura e aumenta a imunidade.

Isso tudo, sem contar a alimentação que é fundamental para a saúde do corpo e para aumentar a imunidade.

Quais vitaminas e alimentos podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico?

Vegetais verdes escuros (como brócolis, couve e espinafre), que são ricos em ácido fólico e vitamina C.

As frutas cítricas (kiwi, limão, abacaxi, acerola e laranja) que são ricas em vitamina C e possuem ação antioxidante, aumentando os glóbulos brancos e o sistema imunológico.

Os alimentos ricos em zinco (castanhas, cereais integrais, leguminosas, amêndoas e nozes).

Óleo de coco que possui ácido láurico e ajuda no combate de vírus e bactérias.

O conteúdo continua após o anúncio

O Ômega 3 (azeite de oliva extra virgem e salmão).

Gengibre – popularmente conhecida pelos benefícios anti-inflamatórios, a gengibre tem magnésio, potássio, vitaminas C, B6 e  ação bactericida, auxiliando a tratar inflamações da garganta e nas defesas do organismo.

Alho – é rico em vitamina A, C e E, substâncias essenciais para seu sistema imune.  Ele tem zinco, selênio, alicina, que possuem ação anti-inflamatória e anti-infecciosa.

Cogumelo Shiitake – ele tem lentinana, uma substância que aumenta o nosso sistema imune.

Os legumes, pimentão e cenoura, são ricos em betacaroteno, aumentando a imunidade.

Grão de bico e ervilha são ricos em vitaminas do complexo B e ferro, que aumenta o sistema imunológico também.

A cebola tem uma substância chamada quercetina, que potencializa o sistema autoimune.

Os probióticos em geral, como kefir, kombucha, vinagre de maçã, chucrute e chocolate amargo.

E a água, o alimento mais importante que existe e fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também