Biscoito Crocante

Por Alice Amaral

29/10/2018 às 14h58 - Atualizada 29/10/2018 às 15h12

Ingredientes:

02 xícaras de sementes de girassol ou de abóbora

PUBLICIDADE

3/4 xícara de açúcar mascavo ou demerara

02 ovos caipiras inteiros

Aproximadamente 3/4 xícara de farinha de arroz ou mix de farinha sem glúten ou farinha de castanhas acrescida com amido de milho

Pitada de sal rosa

*Algumas sugestões para aromatizar: canela em pó ou raspas de noz moscada ou cravo em pó ou raspas de limão ou raspas de laranja ou baunilha.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno à 150º C por aproximadamente 10 minutos. Espalhe-as em uma forma grande (20×30 cm) as sementes de girassol e assim que o forno estiver preaquecido coloque-as de 10 a 15 minutos ou até que comecem a dourar e liberar um aroma delicioso de castanhas. Esta etapa faz diferença no sabor final do biscoito e também na textura, então não deixe de tostar as sementes!
  2. Depois de tostar as sementes deixe-as esfriar por alguns minutos, não é necessário esfriar por completo, quando estiverem mornas já estará bom.
  3. Depois de mornas coloque-as no liquidificador e bata no modo “pulsar” até que virem uma farinha grossa. Não se preocupe se sobrem algumas sementes inteiras.
  4. Transfira a farinha de girassol para um recipiente e adicione o açúcar, os ovos, a pitada de sal, aromatize conforme sua preferência e mexa tudo com as mãos.
  5. A massa vai ficar bem grudenta, é normal. Comece adicionando ½ xícara de farinha de arroz, misture bem, lave as mãos e tente fazer uma bolinha com a massa. Se for possível fazer a bolinha sem que a massa grude muitos nas mãos você já atingiu a consistência desejada.
  6. Se a massa ainda estiver muito grudenta adicione mais ¼ xícara de farinha de arroz, mexa bem, lave as mãos e tente modelar novamente uma bolinha. Provavelmente com 3/4 xícara de farinha de arroz você conseguirá a consistência desejada. Faça bolinhas (utilize uma colher de sopa como medida padrão) e coloque as bolinhas na mesma forma que você tostou as sementes de girassol, lembrando que não há necessidade de lavar a forma. Se a massa começar a grudar muito nas mãos, é só lavá-las e começar de novo.
  7. Depois de fazer todas as bolinhas você pode apertá-las com um garfo formando leves marquinhas ou utilizar um plástico filme para abrir a massa e fazer o uso de cortadores de biscoito para dar o formato que desejar. (abra a massa na espessura de um centímetro é o suficiente para obter biscoito bem crocante).
  8. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por aproximadamente 15 minutos ou até que a parte inferior do biscoito esteja dourada.
  9. Deixe os biscoitos esfriarem sobre uma grade ou em um prato forrado com papel toalha para absorver o vapor. Quando estiverem completamente frios transfira os biscoitos para um vidro hermético e guarde por até uma semana.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também