Oficina sobre a técnica de papel salgado acontece nesta quarta-feira (28) no Mamm

A professora da UFJF Bárbara Almeida ministra a oficina, que inclui parte teórica e prática


Por Tribuna

27/11/2018 às 15h27- Atualizada 27/11/2018 às 15h28

A programação do Festival de Fotografia de Juiz de Fora realiza nesta quarta-feira (28) uma das atividades além das exposições que acontecem no CCBM e Museu Ferroviário: é a oficina “Papel Salgado: Teoria e Prática”, ministrada pela professora da UFJF Bárbara Almeida, que acontece a partir das 15h no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A oficina, com um total de dez vagas, tem inscrições na sede da Funalfa (Avenida Barão do Rio Branco 2.234 – Centro) e é voltada para pessoas com noções básicas de fotografia.

Segundo a organização do evento, Bárbara Almeida vai apresentar durante a oficina um breve histórico sobre papel salgado, técnica de impressão fotográfica que era utilizada no século XIX. Dentre os temas a serem abordados estão os princípios que regem a técnica, incluindo informações sobre a escolha da imagem; o preparo do negativo; reagentes; variações das propostas de execução; e como preparar o papel. Depois da parte teórica, cada participante fará seu próprio papel salgado a partir das explicações da professora do curso de química, que atualmente trabalha com pesquisa sobre fotografia, ciência e ensino de química. O investimento é de R$ 50 por participante.

PUBLICIDADE

Além da oficina desta quarta, o Festival realiza entre os dias 8 e 11 de dezembro na Escola Municipal Santa Cândida, no bairro Santa Cândida, a oficina “Fotografia, Periferia e Memória”, com o jornalista e cientista social Dante Gastaldoni. Para esta atividade, as inscrições podem ser feitas na sede da Funalfa e na própria instituição de ensino, com um total de 25 vagas. Será cobrado um valor de R$ 20 para cobrir os custos das atividades.

 

Tópicos: arte

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.