Tempura

O tempura é um prato que diferente do que todos acham não foi criado no Japão, mas sim em Portugal. Ao ir para o oriente que ele encontrou na cultura japonesa a possibilidade de se popularizar pelo mundo, por isso o país ganha a fama sobre o produto.Para quem não conhece, o tempura é um empanado frito feito com uma massa especial, diferente da tradicional utilizada no Brasil, normalmente usam-se legumes, frango e frutos do mar, principalmente o camarão.

Por Claudia Figueiredo

18/05/2021 às 13h12 - Atualizada 18/05/2021 às 13h12

Tempura – substantivo masculino [Culinária] Prato típico japonês, que consiste em frutos do mar e vegetais fritos numa massa feita de farinha e ovos.  A receita do tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. Na verdade, ele é um verdadeiro curinga na cozinha, pois quase tudo pode ser empanado por esta massinha: desde vegetais, até camarões.

Tempura
Tempura

Tempura

PUBLICIDADE

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água gelada
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 1 colher (café) rasa de fermento em pó
  • 1 saquinho de tempero pronto (amarelo ou laranja) – opcional
Tempura
Tempura na fritura

Modo de Preparo:

Em uma travessa grande misturar todos os ingredientes da massa e deixar descansando em geladeira por 20 minutos. Depois, é só passar o alimento nesta misturinha e fritar em óleo quente.

Tempura de legumes
Tempura de legumes
Tempura de legumes na fritura
Tempura de legumes na fritura
Tempura de peixinho da horta
Tempura de peixinho da horta

Curtiu esta receita? Siga nossas redes sociais (@gastrocomamor)

O conteúdo continua após o anúncio
Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também