Brandrade de Bacalhau

Esta receita pode ser ótima no Natal de sua família.

Por Claudia Figueiredo

11/12/2020 às 09h45 - Atualizada 11/12/2020 às 10h32

Brandade é uma emulsão de bacalhau salgado, azeite e geralmente batata. No inverno é comido com pão ou batata. Em francês, às vezes é chamado brandade de morue e em espanhol pode ser chamado brandada de bacalao.

Curiosa com esta sugestão de receita que recebi, tratei de aprender a receita que apresento agora pra você.

PUBLICIDADE

Esse clássico francês tem duas grandes vantagens: pode ser preparado com o bacalhau desfiado (que tem preço mais vantajoso). Pode ser servido como entrada ou prato principal.

Brandade de Bacalhau Gastrô com Amor
Brandade de Bacalhau Gastrô com Amor

Brandade de Bacalhau

Ingredientes

500 g de bacalhau salgado em lascas (desfiado)

4 batatas (600 g)

2 dentes de alho

½ xícara (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de azeite

sal a gosto

noz-moscada ralada na hora a gosto

raspas de limão-siciliano a gosto (opcional)

Modo de Preparo

Dessalgue o bacalhau com um dia de antecedência (a explicação está mais embaixo).

Descasque e corte as batatas em 6 pedaços — batatas menores devem ser cortadas em quatro — transfira para uma panela média e cubra com água. Adicione os dentes de alhos descascados e inteiros às batatas, junte 1 colher (chá) de sal leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as batatas ficarem macias — espete com um garfo para verificar o ponto. Evite deixar a batata cozinhar demasiadamente para não terminar com um purê aguado.

Assim que estiverem cozidas, escorra a água das batatas e passe as batatas junto com os dentes de alho ainda quentes pelo espremedor e reserve (se preferir, utilize um amassador de batatas). Escorra bem a água do bacalhau dessalgado.

Aqueça uma panela, regue com o azeite, junte o bacalhau dessalgado e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo bem para desmanchar as lascas em pedaços menores e o bacalhau ficar cozido.

O conteúdo continua após o anúncio

Abaixe o fogo e acrescente o purê de batatas, mexendo bem para incorporar. Acrescente o creme de leite, tempere com noz-moscada e misture delicadamente, até formar um purê cremoso. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal.

Coloque em uma travessa e leve ao forno para gratinar.

Sirva a brandade regada com mais azeite, raspas de limão siciliano e torradas.

Dica para dessalgar o bacalhau: coloque o bacalhau numa tigela grande e cubra com água. Cubra com um prato e leve à geladeira por 12 horas. Durante esse período, troque a água no mínimo 4 vezes.

Gostou? Talvez também você goste da receita de Bolinho de Bacalhau que publicamos há uns dias. Clique aqui para ter acesso a ela. 

Bom apetite!

Um beijo e um brinde!

Claudia Figueiredo

Claudia Figueiredo

Jornalista e Radialista. Cozinheira por amor. Autora do livro "Na Cozinha com Claudinha" e organizadora do livro "Os Segredos do Fátima Buffet". É professora na pós graduação em Gastronomia Contemporânea na Faculdade Ensin-e, na Universidade Cândido Mendes e na IESPE.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também