Cinco sandubas pra comer no Centro de JF

Em busca de sanduíches tradicionais, aqui meu único critério foi: tem que ser no pão francês!

Por Butecos de JF

25/09/2022 às 12h25 - Atualizada 25/09/2022 às 12h25

Em busca de sanduíches tradicionais, aqui meu único critério foi: tem que ser no pão francês!

PUBLICIDADE

Bar do Abílio
Seu Abílio prepara na hora e nas mesmas panelas das porções o recheio de quatro tipos de sandubas que você pode experimentar ali na Fonseca Hermes: linguiça, lombo, carne seca e um inusitado recheio de iscas de fígado, petisco campeão do bar. Os lanches são acebolados e podem receber, a gosto do freguês, fatias de queijo como complemento. Já te conto que são todos ótimos e caem muito bem com qualquer uma das cervejas estupidamente geladas servidas por lá.
Rua Fonseca Hermes 180

Bar Rainha
Quem passa pela Rua Barão de São João Nepomuceno, em frente ao Bar Rainha, logo nota a estufa repleta de petiscos que ladeia a entrada do bar. E dentre eles, a maçã de peito se destaca e pode – além de vir numa porção tradicional – servir de recheio para o sanduba de carne do Bar Rainha. Preparado com nacos generosos de carne macia, que também tem aquela gordurinha típica do corte bovino, ela vai para o recheio do pão com um pouco do molho da travessa e também alface, tomate, cebola e alho torrado complementando esse autêntico sanduíche de botequim juiz-forano.
Rua Barão de São João Nepomuceno 134

Chora Morena
Servido sempre aos sábados, o Chora Morena mantém a tradição do pão com pernil que outrora era preparado no extinto bar Baalbek. Um suculento pernil em nacos, muito bem temperado, que ganha a companhia de uma fatia de abacaxi fresco, o que torna a experiência ainda mais saborosa. Ele também pode ser acompanhado por tomate e alface. Eu, particularmente, acabo sempre pedindo a versão antiga, só com pernil no pão francês, mas trata-se de um hábito saudosista meu. Então recomendo escolher a sua receita preferida e se deliciar com esse belo sanduíche.
Rua Mister Moore 131

Sobradinho no Central (Enchendo Linguiça)
A lanchonete tem no seu comando gente que entende de boa comida: os proprietários do antigo Sobradinho da Marechal estão à frente deste novo empreendimento que traz em seu cardápio vários sanduíches que fazem valer a visita à galeria Ali Halfed. No cardápio existem diversas opções de pães com linguiça – especialidade da casa – com destaque para o Choripán, que leva linguiça grossa e molho chimichurri, com acompanhamento de mostarda amarela, barbecue, molho apimentado da casa ou vinagrete. Há também recheios de carnes defumadas como a copa lombo, lombinho canadense, pastrami e “carne louca”: um lagarto desfiado com cebola e azeite.
Galeria Ali Halfeld 30

O conteúdo continua após o anúncio

Ruela
Quase vizinho ao Sobradinho, o Ruela estende suas mesas pela mesma galeria e apresenta os seus sandubas, começando pelo Buraco Quente: pão francês fartamente recheado com carne moída à bolonhesa, dividido em duas metades e servido “de pé”. Ele ainda pode ser solicitado com um curioso recheio de carne da jaca. Há por lá também o sanduba de pernil, que vai para o pão em fatias suculentas do apreciado corte suíno, acompanhado de queijo prato, abacaxi assado, molho de ervas e maionese da casa. Como tudo no Ruela é bom, esses sanduíches seguem fazendo seus fãs por lá também.
Galeria Ali Halfeld 44

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também