A nossa casa do porco!

O charmoso Ronca e Fuça mostra por que a carne suína é tão boa

Por Butecos de JF

03/03/2023 às 11h17 - Atualizada 03/03/2023 às 11h17

Em Juiz de Fora encontrei um bar especializado em carne suína, que promete para a gente um novo conceito de gastronomia de boteco, privilegiando os pratos que levam carne de porco e com muita receita de comida boa e bebida igualmente bem preparada: esse é o Ronca e Fuça!

PUBLICIDADE

O ambiente merece elogios, pois o lugar é bonito – lembram do antigo Zeppelin? Pois nesse espaço que remete a um grande celeiro com fachada envidraçada, podemos usufruir do conforto e ter o privilégio de uma boa localização – fica no Bairro São Pedro – sendo o Ronca e Fuça um bar muito agradável e também muito bem decorado.

Mas vamos falar de comida, que é o que nos interessa: o cardápio conta com diversos cortes suínos e receitas caprichadas. Vou começar destacando o torresmo, que, por lá, chega à mesa no formato de pirulito: o Piruleitão! Uma crocante e suculenta “rodela” de barriga suína no espeto, preparada como o torresmo de rolo, que vem acompanhada de chutney de abacaxi e pimenta. Espetacular! Mas não para por aí: o rocambole de torresmo é uma porção maior, para compartilhar, e, além de lindo, é delicioso. Trata-se de uma barriga suína que é enrolada, assada e finalizada com fritura para pururucar a pele. Cortada em rodelas, ela é guarnecida por queijo coalho e melaço de cana aromatizado.

Outro prato ótimo para compartilhar, pois é muito bem servido e merece ser degustado numa boa prosa com amigos, é o Ronca Ribs BBQ, uma tenra costela suína, servida inteira, muito bem assada e soltando dos ossos, daquelas de comer e lamber os beiços e os dedos. Ela tem a companhia de batatas fritas, farofa e vinagrete. O cardápio é cheio de coisas boas, mas cabe aqui mais uma dica, porque é novidade: eles recentemente lançaram um harumaki de porco, isso mesmo! O rolinho primavera, criação chinesa e tão querido em nosso país, tem sua massa fininha e leva em seu recheio costelinha suína desfiada, que foi temperada com o dry rub da casa e ganhou requeijão para dar cremosidade ao prato. Tudo isso é servido sobre uma crocante “cama” de crispy de couve finamente cortada, sendo ótima para comer com o angu e o molho de melaço de cana que chegam à mesa junto com esse autêntico harumaki mineiro. Maravilha de prato!

Eu gastaria mais umas duas semanas de jornal se fosse falar de tudo que o cardápio tem de bom, então deixo para que vocês façam agora a visita ao lugar e provem as delícias do Ronca e Fuça, com seus bonitos e saborosos drinks, chopes gelados, e também possam aproveitar a agenda musical da casa, que sempre está agitada e cheia de atrações. Com tanta coisa boa, tenho certeza que todos vão virar fãs e assíduos frequentadores do Ronca e Fuça! Vamos Juntos?!

 

O conteúdo continua após o anúncio

End.: Rua Roberto Stiegert, 21 – São Pedro

Tel.: (32)98895-6532

Instagram: @roncaefucabarjf

AlmoçoBolinho de FeijoadaBolinho de mandiocaCroqueteFachadaFile GorgonzolaInternaManta 2PicanhaRocambole
<
>

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também