Estação dos botecos

É hora de procurar um bom boteco para aquela porção saborosa. A dica é: vá à Estação Persa

Por Airton Soares

21/11/2019 às 16h37 - Atualizada 21/11/2019 às 16h37

Surpresa do João Foto Jr Faria

A Estação Persa fica na Rua Paracatu, mas eu costumo dar como referência a “Garganta do Dilermando”, trecho da Avenida Rio Branco que leva o nome de um antigo prefeito de Juiz de Fora. Ali, na descida dessa via sentido bairro Bandeirantes, no trevo da Rio Branco com a Paracatu, esse boteco vem marcando presença desde os anos 80. Antes, era chamado de “Mercearia Luanda” e abrigava, na sua varanda, uma mesa de sinuca disputadíssima entre os clientes. Porém, desde 2013, o Rodrigo Felizardo, filho do saudoso João Batista, fundador do bar, reformou o espaço e capitaneia a Estação Persa com a sua esposa Sabrina e sob a supervisão da Dona Cida, mãezona que está sempre por lá e sabe tudo de cozinha de bar.

O forte da casa são as porções servidas na pedra. Elas chegam à mesa quentinhas, fumegando. Quando saem da cozinha, esfumaçam o ambiente com seus aromas e atraem a atenção de todos os clientes do lugar. Destaque para as carnes utilizadas nas receitas, que eu acho deliciosas e são típicas de cozinha raiz, como a maçã de peito, cupim, músculo ou a costela de boi desfiada. Elas sempre têm acompanhantes à altura, como mandioca cozida, batata, farofa e pão de alho. Outra porção deliciosa que merece a indicação é a Batata Trilegal, que traz a sempre querida batata frita acompanhada de queijo e linguiça calabresa. Ela leva ainda muito catupiry cremoso, o que a torna ainda mais bonita e atrativa, além de gostosa demais!

PUBLICIDADE

O bar acumula prêmios em concursos de gastronomia. Sorte nossa!

O bar participa de concursos de gastronomia e já levou premiações em diversas ocasiões, como o Desafio Doritos em 2015 com o prato Surpresa do João, que leva maçã de peito bovino ao molho de tomate com manjericão e mandioca. No concurso Comida di Buteco de 2016, ficaram em terceiro lugar com o “Traça Tudo”: cupim, carne bovina macia e de sabor único, cozido ao barbecue acompanhado de farofa e batatas fritas. Já em 2017 o quinto lugar do concurso foi conquistado com o “Tudo de Bão”: músculo bovino preparado na cerveja preta, mandioca servida com manteiga de garrafa e um crocante pão de alho. Esse ano, eu aposto na volta deles aos concursos e tenho certeza que virão com mais um prato delicioso para a gente experimentar por lá. E afirmo isso com a convicção e conhecimento de quem foi vizinho do espaço durante muitos anos, e nunca abriu mão de comer e beber, muito bem, nesse bar! Agora é sua vez de conhecer o lugar: a estação de botecos está só começando!

Estação Persa

Rua Paracatu 243 – Santa Terezinha

Tel.: 3224-3308

O conteúdo continua após o anúncio

Whatsapp: 98892-0034

Dias e Horários: Ter a qui das 18h à meia-noite / Sex e sab das 18h às 2h

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também