Festival de pastel

Bar Dias reserva duas datas com promoção de pastel de boteco

Por Airton Soares

16/08/2018 às 12h24 - Atualizada 16/08/2018 às 12h24

Um tira gosto tradicional de boteco e que, com vários recheios, atrai gente que curte um petisco preparado na hora e quentinho: o tradicional pastel sempre está presente nos botecos de JF. Por aqui, é possível comer desde os conhecidíssimos pastéis da Mexicana, na esquina da Avenida Itamar Franco com a Barão do Rio Branco, e em Santa Terezinha. Ou os sempre requisitados pastéis da feira livre, em diversos endereços e dias da semana, com uma notória preferência do pessoal pelos de domingo, na Avenida Brasil, que são concorridíssimos do início ao fim da feira. Tem ainda os vários sabores e enormes (mesmo) pastéis do Julinho, lá no Morumbi. Mas hoje quero falar daquele tradicional pastel de boteco. Feito da clássica massa redonda, ele é bem recheado e depois de frito assume o formato de meia-lua. No recheio, os sabores de queijo, frango e carne sempre estão presentes, porém outros tantos vão surgindo, a partir da criatividade dos donos dos bares. Por exemplo, vi recentemente um pastel com recheio de dobradinha em Divinópolis/MG, e ainda um de moelinha cremosa que faz um sucesso danado no Rio de Janeiro. Aliás, na capital fluminense os botecos reservam o mês de dezembro para colocar no cardápio uma infinidade de novos recheios e opções deste quitute tão querido por todos nós.

E em Juiz de Fora, onde comer os tradicionais pastéis de botequim?

PUBLICIDADE

Em Juiz de Fora, eu sempre procuro pelo Bar Dias quando bate aquela vontade de comer um pastelzinho feito na hora, crocante e saboroso. Por lá, o pastel sai direto da fritadeira para sua mesa, fumegando. Inclusive, recomendo cuidado na primeira mordida para não se queimar, e isso todo bom degustador de pastel já deve saber! O pastel de queijo vem com o recheio derretendo, e o queijo estica na primeira mordida. O de carne é muito bem temperado e fica uma delícia com umas gotinhas de pimenta. O de frango com Catupiry também faz sucesso, porque fica bem cremoso.

Veja bem, o que eu prefiro e sempre recomendo para que todos experimentem é o de camarão. Ele foi o prato escolhido pelo Bar Dias para concorrer em sua primeira participação no concurso Comida di Buteco em 2012 e foi muito elogiado. Desde então se manteve no cardápio e é pedido por muitos clientes da casa. O recheio é suculento e o camarão está lá, temperadinho e acompanhado da crocância da massa do pastel, “chamando” uma cervejinha gelada para acompanhar a festa.

E falando em festa, o Bar Dias reservou duas datas na próxima semana para um Festival de Pastéis: nos dias 22 e 23 de agosto, quarta e quinta -feira, das 16h às 23h, os tradicionais pastéis do Bar Dias terão seus preços reduzidos em 50%  nas porções de três unidades. E como eu sugeri na harmonização, não poderia faltar desconto também na cerveja, que vai sair por satisfatórios R$ 6 a garrafa de Brahma Extra Lager. É para comer e beber até se fartar, sem gastar demais. Agora se liga nas regras: a promoção é só para consumo no local, viu?! Então, “save the date” e partiu Bar Dias para matar aquela vontade de comer pastel. Vamos juntos?!

2º Festival de Pastéis do Bar Dias

Dias 22 e 23 de agosto, das 16h às 23h. Rua Luiz Rocha 2 – Santa Terezinha

O conteúdo continua após o anúncio

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também