A Loira tá diferente

O Bar da Loira foi remodelado, mas o ambiente e comida saborosa continuam como antes

Por Butecos de JF

10/10/2022 às 15h00 - Atualizada 10/10/2022 às 16h05

O Bar da Loira existe, há 27 anos, no morro da Glória, exatamente em frente à Igreja, e recebe por lá um público fiel, com clientes de todo dia e também estudantes das faculdades que existem ali na Avenida dos Andradas.  A frequência é ainda maior em dia de jogo, quando todos buscam as telas da TV para acompanhar as partidas de futebol, sempre entre um petisco e outro, regados à cerveja gelada servida pela sua proprietária, a Ercília – codinome Loira – que toca o estabelecimento com rigor, sem deixar a bagunça tomar conta do espaço. Então, já deixo a dica – parafraseando meu amigo @preah, sábio conhecedor de botequins: tem que saber chegar para aproveitar aquele espaço!

PUBLICIDADE

O bar foi recentemente remodelado, ganhou ares de PUB, com paredes pintadas de preto e muita decoração de uma cervejaria norte-americana bem famosa, mas a mudança parou por aí: o cardápio é o mesmo, com destaque para petiscos como o bolinho de costela, que pode ser acompanhado de maionese temperada ou por algumas gotas de pimenta – minha preferência. O torresmo também habita o cardápio, podendo ser pedido sozinho ou acompanhado por fritas e mandioca ou ainda no Trio Mineiro, com linguiça e mandioca fritas. Filé de porco, boi ou frango são acompanhados de batatas fritas nas porções da casa. Temos também opções de azeitona ou salaminho, para quem prefere os petiscos frios. E falando em frio, nesta temporada gelada, a canjiquinha tem sido uma ótima pedida, assim como a vaca atolada, essa última preferida até pela própria Loira para aquecer os dias em que o vento faz a curva lá no alto do Morro da Glória.

Para beber por ali há cervejas em garrafa, sempre geladíssimas, e não se acanhe em pedir uma Budweiser, que é a parceira da vez da Loira na nova decoração: ela vai chegar trincando e pode ser pedida inclusive no litrão. Outras marcas também constam no cardápio, assim como as cachaças saborizadas e até uma caipirinha ou caipiríssima preparada na hora. Nada de drinks afrescalhados por aqui, lembrando que estamos num botequim e assim queremos que ele continue!

O bar abre a partir de terça-feira, com possibilidade de, no verão, funcionar ininterruptamente, mas isso vai do humor da nossa anfitriã. Então, aguardemos o sol chegar com força e ver se a segunda-feira será mais uma opção de dia para visitarmos a Loira. As portas por lá se abrem a partir das 17 horas e vão até uma da manhã, quando a Loira encerra as atividades e, como todos que vão lá já sabem, deu a hora não tem “choro nem vela”, acabou o dia?  Então volte amanhã para aproveitar mais o botequim!

Agora que você viu que nada mudou – somente a decoração – pode se achegar e aproveitar esse autêntico bar de esquina e ver a vida passar ali na outrora Rua da Gratidão, hoje Avenida dos Andradas, ou quem sabe agora também a “rua do Bar da Loira”!

Endereço: Avenida dos Andradas, Nº 828 – Morro da Glória
Whatsapp: 99913-5050

O conteúdo continua após o anúncio

 

 

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também