Bebendo com o campeão

Bartender juiz-forano sagra-se campeão latino-americano e vai para a final mundial do AGCC

Por Airton Soares

07/11/2019 às 11h22 - Atualizada 07/11/2019 às 19h15

Bartender juiz-forano sagra-se campeão latino-americano e vai para a final mundial do AGCC

O bartender Gustavo Costa foi tema desta coluna em setembro. Na oportunidade, eu contei que ele estava de partida para o Peru, onde foi participar da etapa latino-americana do Angostura Global Cocktail Challenge (AGCC), concurso internacional do famoso e tradicional bitter, que é ingrediente das mais clássicas receitas da coquetelaria.

PUBLICIDADE

Pois ele foi lá e meteu o pé na porta, ganhando a etapa com folga na pontuação e com direito a muita comemoração, regada aos mais variados drinks e com muita Angostura nos copos. Agora, é aguardar a final mundial, que acontece no dia 25 de fevereiro do próximo ano, em Trindad-Tobago, país sede da marca.

Enquanto isso, nosso bartender juiz-forano continua aqui na terrinha e, além de estar promovendo cursos de coquetelaria, separou um tempinho para me receber no Alamo Steak & Pub para comemorarmos a vitória. Pra tudo ficar melhor ainda, ele preparou um drink que você confere nas fotos e cuja receita vai logo abaixo, usando a magnífica cachaça Guaraciaba, parceira aqui da coluna e que vai dar aquela dose extra de sorte para nosso bartender, afinal, recentemente ela foi campeã do Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles, renomado evento que premia os melhores destilados do mundo, ganhando medalha com a Guaraciaba Extra-premium, uma legítima cachaça mineira, aqui mesmo da zona da mata, envelhecida em carvalho e cheia de estilo, aroma e muito sabor.

E sabe qual foi o resultado desse encontro e confraternização? Surgiu ali um novo drink que leva o nome da coluna: o Butecos de JF.

Prepare você também o seu drink Butecos de JF! Saiba os ingredientes e forma de preparo logo abaixo e assista ao vídeo do Gustavo preparando o drink também no portal do Tribuna de Minas. E se você quiser aprender essa e outras receitas diretamente com o campeão, pode se inscrever no curso de coquetelaria introdutória que ele promove na próxima semana, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, lá no Alamo Steak & Pub. Serão três dias e 12 horas de curso com direito a muitas receitas e dicas imperdíveis, além de ser muito divertido. Eu já estou inscrito e espero você lá também!

 

Agora, vamos juntos torcer pelo  nosso campeão e beber bons drinks! Te encontro lá!

Drink Butecos de JF

Ingredientes

20ml Guaraciaba Drink

40ml Guaraciaba Extra Premium

1 cubo de açúcar

3 dashes de bitter de laranja

40ml de mix de suco cítrico (grapefruit, laranja bahia, limão siciliano em partes iguais)

O conteúdo continua após o anúncio

Preparo

Em um mixing glass, adicionar os cubos de açúcar e esmagar suavemente.

Adicionar o suco cítrico e as doses de Guaraciaba e os dashes de bitter e misturar suavemente para iniciar a incorporação dos ingredientes.

Adicionar gelo aos copos para a pré recriação.

Adicionar bastante gelo ao mixing glass e misturar para diluir e resfriar.

Servir nos copos já resfriados e com gelo.

Decorar com uma fatia em formato canoa de grapefruit e, suavemente, torcer uma casca de limão siciliano sobre o coquetel para liberar seus óleos essenciais.

Curso de Coquetelaria Introdutória – Informações

Instagram @_gustavofcosta 

Site: www.coquetelariacriativa.com

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também