Distillaria Astro

Relembre a Distillaria Astro e conheça o novíssimo VF Vermute

Por Airton Soares

04/11/2020 às 18h32 - Atualizada 04/11/2020 às 20h26

Vocês sabiam que em Juiz de Fora já existiu uma destilaria com produtos amplamente consumidos aqui em nossa cidade e distribuídos para outros estados? Pois eu mesmo não sabia e descobri essa história através da Maria Clara Castellões, neta do imigrante português Francisco Gomes Senra, fundador e proprietário da Distillaria Astro. A empresa foi criada em 1923 e ficou na família até 1970, quando então foi vendida. Era sediada na Avenida Sete de Setembro 435, no imóvel que ocupou por muitos anos. Hoje o espaço não guarda mais a construção que sediou a destilaria, mas ela não deixou de ocupar a memória dos vizinhos, descendentes e clientes da Astro.

PUBLICIDADE

 

As fotos vão reavivar essas lembranças para alguns leitores, como a fachada da fábrica, ou os frascos, rótulos dos produtos e anúncios da época. Fato é que não temos mais o sabor e aroma tão peculiares deste tipo de produção, que exalava ali pelo Bairro Costa Carvalho seus vapores alcoólicos da produção e guarda de produtos como o vinagre Orleans, vinho de laranja, vinho quinado, anisete, licores nos sabores laranja, pequi e cacau, rum, conhaque, bitter, aguardente, fernet e o vermuth.

Os antigos clientes contam que o vinagre Orleans era um produto altamente recomendável. Contam ainda que uma gemada ficava ainda melhor com um toque dos licores da Astro, ou que a receita de pavê ficava impecável se os biscoitos champagne fossem embebidos no vinho de laranja na hora do preparo. Já o famoso Vermuth Astro era produzido nas versões seco ou doce, preparado usando também como base a laranja. Bateu saudade? Então me conte nos comentários suas lembranças da destilaria!

Ainda sobre Vermuths

No último mês de outubro tive a oportunidade de entrevistar, para o programa “Papo de Buteco”, da TMTV, a paulistana Isadora Fornari, sommelier, especialista e pesquisadora de cachaças. Ela estava de passagem por nossa cidade e batemos um papo etílico sobre bebidas nacionais. Em nossa região, ela vem participando ativamente do processo de criação da Arbórea Cachaça, na cidade de Pirapetinga, aqui mesmo na Zona da Mata. Já em São Paulo, ela e seu sócio Mauricio Maia estão à frente de um projeto de um vermuth nacional, cheio de identidade, tendo como base a jabuticaba.
Eu provei e aprovei o VF Vermute: uma bebida de sabor marcante, com aroma adocicado de especiarias, evoluindo com uma acidez fresca com tanino e leve amargor no final. A bebida é ótima para ser consumida pura ou acompanhada de gelo. Melhor ainda deve ser preparar um drink Negroni com ela, quem sabe adicionando o gim mineiro Nima’s Blend, produzido em Dores de Campos. Afinal, apesar de em Juiz de Fora não termos mais a Distilaria Astro, nem por isso deixaremos de ter boas bebidas nacionais para nossos drinks e shots nos butecos locais. Conheça a Isadora Fornari e o seu VF Vermute nos perfis do Instagram @isadinha e @VFvermute

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

_BOB7361-new2Garrafa AstroConhaque de Alcatrão FAnizetteLicor de LARANJALicor de pequi
<
>
Rótulo do Conhaque de Alcatrão

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também