É Batata!

Imagine um petisco que agrada todo mundo? Pois a batata conquistou esse lugar!

Por Butecos de JF

02/12/2022 às 05h44 - Atualizada 02/12/2022 às 05h44

Batata d’Mola

Quando surge a dúvida numa mesa de buteco sobre qual porção compartilhar, logo ela surge como opção, uma vez que agrada aos mais variados paladares: a batata.
Pois o tubérculo é consumido em toneladas pelos bares do Brasil e do mundo nas mais variadas receitas, indo muito além das batatas fritas, ou “french fries” como é chamada pelos gringos, uma vez que ela teria sido criação de um oficial francês, de nome Antoine Parmentier, quando ele esteve preso em Hamburgo, durante a Guerra dos Sete Anos. Por aqui, como ninguém quer guerra, a batata surge absoluta como preferência na hora de partilhar o petisco.

Torre de Batatas

Ela pode ser cortada em palitos e frita e assim oferecida em porções enormes, como numa extravagante torre de batatas, quando ganha a companhia de calabresa, catupiry, bacon, cheddar e alho crocante. A apresentação é realmente num formato de torre, e, por isso, na hora que chega, sempre é fotografada antes de receber as garfadas dos mais ansiosos e famintos. Nessa forma imponente, ela pode ser apreciada na Batata d’Mola, que tem esse nome pela inusitada batata frita em formato espiral servida no palito, outra atração da casa especializada no petisco, situada na Avenida dos Andradas, logo no início do Morro da Glória.

PUBLICIDADE
Zakas Gastro Beer

Partindo para outra forma diferenciada e muito saborosa de preparo, vou até o Bairro Borboleta e indico, agora, o Zaka’s Gastro Beer, que traz aqui sua porção de fritas mais querida pelos clientes. Ela chega à mesa coberta de costela bovina desfiada ao barbecue e creme quatro queijos, numa apresentação para lá de apetitosa, o que fez dela um dos pratos mais pedidos da casa desde a sua inauguração. Impossível não gostar – agora ainda mais – de batata frita do jeito que eles preparam por lá.

Taberna Alemã

Ainda pelas bandas do Borboleta, uma casa alemã prepara sua batata recheada seguindo a tradição dos colonos que por ali chegaram em 1858. Bem ali, no bairro antes chamado Colônia do Meio, a Taberna Alemã prepara dezenas de batatas, diariamente, com os mais excelentes e variados recheios para acompanhar um bom chope. A batata é assada inteira e depois aberta, longitudinalmente, para receber em seu interior farto recheio de muçarela e requeijão e as variações de cobertura à escolha do cliente: desde o clássico joelho de porco, passando pelo strogonoff de frango, um praiano camarão e a novíssima três queijos com Doritos.

Rosti Batataria

E saindo do nosso bairro alemão, iremos para a Suíça. Não o país, mas sim a receita de batata suíça da Rosti Batataria, que fica no Bairro Santa Terezinha desde 2021 e oferece a sua versão. Nela, a batata é cozida e posteriormente ralada, depois recebe o recheio e vai para a frigideira, onde é grelhada, ganhando assim uma casquinha crocante e dourada que agrada até quem só olha para ela – como se isso fosse possível! A cada garfada vão se revelando os recheios tradicionais – como calabresa, bacon, marguerita e napolitana – e também os recheios premium, com destaque para a bacalhoada, portuguesa, pepperoni e costela. Todas aprovadíssimas!
Agora é sua vez de escolher uma boa porção de batata, chamar os amigos e compartilhar essas delícias. Vamos Juntos?!

O conteúdo continua após o anúncio
Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também