Vamos ao Borboleta!
Setembro é mês de comemorar no tradicional bairro alemão de Juiz de Fora
Mesmo que a Festa Alemã não aconteça pelas ruas do Bairro Borboleta, eu não abro mão de visitar o lugar para aproveitar a gastronomia germânica e beber meus chopes pelos bares de lá. Pelos últimos 22 anos venho frequentando o bairro em setembro, e quando chega o feriado do dia 7 eu me lembro da festa, que normalmente ocorre próximo a essa data. Verdade que vou sentir falta da música, das pessoas trajando as roupas e dançando as músicas que remetem à história daquele país e à vinda dos imigrantes para a Colônia do Meio, como era chamado o Borboleta na época da chegada do povo alemão a nossa cidade.
Mas se a saudade bate, vou ao Zaka’s Gastrobeer, que fica logo na entrada do bairro, e peço a eles um belo currywurst, salsichão alemão defumado recheado de queijo coalho com molho curry, com fritas e chucrute, prato fixo do cardápio. Nessa época ainda há um reforço no menu: é o joelho de porco defumado. No Zaka’s ele é glaceado com molho de chope e especiarias alemãs. Essa belezura de prato ainda chega à mesa guarnecido com batatas ao murro e maçãs caramelizadas. Um espetáculo!
Mais adiante, e logo atrás da Igreja de São Vicente de Paula, há um restaurante que vai fazer você se sentir próximo à Bavária: é a Taberna Alemã. Foi de lá que surgiu a ideia, numa dessas festas de anos atrás, de trazer a receita do currywurst para o evento, e ela foi ganhando adeptos nas barracas do festival. Mas antes ele já preparava deliciosas batatas recheadas, generosas, com preço ótimo e recheios variados. Mas é o joelho de porco, aqui chamado pelo nome original _ eisbein _ que me faz suspirar. Num preparo diferente, ele é assado e pururucado, sendo servido com uma deliciosa salada de batatas _ ou fritas _ chucrute com bacon, salsichão e pão alemão. E outra grande atração gastronômica da festa é garantida na Taberna: as deliciosas tortas alemãs. Sobremesas deliciosas que fazem minha alegria ao final da refeição! Impossível ir para casa sem comer uma fatia, ou várias…
Com essas duas dicas deixo aqui minha sugestão: ainda que não tenhamos o festival pelas ruas, com suas barracas, trajes de época, decoração, dança e música, não por isso deixe de aproveitar a deliciosa comida que esse povo tão querido e importante para nossa cidade trouxe e está eternizada em nossa história e, mais ainda, na nossa memória gastronômica. Como o pessoal da Associação Alemã diz: Komm zum deutschen Schemetterling! Venha para Borboleta Alemã!
Para os que estão em casa
Se você preferir preparar seus pratos alemães em casa, deixo aqui também uma ótima sugestão: pode pedir seu eisbein para o pessoal da Linguiçaria Soberana, mestres da arte da charcutaria que preparam cortes defumados de excelente qualidade. Tudo feito aqui mesmo em nossa cidade, privilegiando a criação de suínos de nossa região e produzindo em sua fábrica várias linguiças saborosas, além de defumados cuidadosamente preparados.
Na Soberana o joelho de porco é previamente marinado em tempero seco e depois passa por um processo de defumação artesanal, com lenha frutífera que agrega um sabor especial à carne e faz sucesso nos mais diversos preparos. Eu, por exemplo, adoro usar a churrasqueira para assar meu eisbein, e quando ele é servido aos convivas, todos ficam extasiados, e eu, obviamente, orgulhoso do resultado. Se você preferir, pode optar também pela panceta suína ou um nobre lombo defumado, que fica ótimo com uma salada de batatas.
Quer saber onde comprar os produtos da Soberana? Siga o Instagram deles (@soberanajf) ou visite a feira livre de agricultura familiar, toda terça-feira das 7h ao meio-dia, no Calçadão da Rua São João. Já na quinta-feira, no mesmo horário, basta ir à feira no Parque Halfed e garantir seu eisbein e suas linguiças! Aí a festa alemã vai ser em casa! E pode me convidar que eu apareço aí usando máscara e levando o chope, combinado? Vamos juntos?!