Do latim, o ora-pro-nóbis significa rogai por nós. Conta a lenda, que um padre, na cidade de Sabará, em Minas Gerais, tinha uma plantação de ora-pró-nóbis e que era usado como cerca viva para a proteção da igreja. Ele não deixava ninguém colher. Então, na hora da missa, o pessoal aproveitava para apanhar e comer a planta. O nome científico é Pereskia aculeata, que significa: ‘que tem espinhos’, ‘dotada de espinhos’. É uma trepadeira espinhosa, da família dos cactus e, por isso, também chamado de espinho de Santo Antônio.
Além disso, o ora-pro-nóbis também é conhecido como carne vegetal ou carne dos pobres. Porque na falta da carne, pessoas menos favorecidas usavam o ora-pro-nobis para suprir os nutrientes. Ele tem mais proteínas do que a carne e é uma ótima opção para os vegetarianos, uma vez que possui proteínas e ferro suficientes para suprir a carne. Sem contar que ele possui vitaminas A, B, C, tendo quatro vezes mais vitamina C do que a laranja. Tem ácido fólico, então é bom para gestantes. Tem minerais, além do ferro, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, fibras e triptofano. O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio da felicidade e do bom humor.
Do ponto de vista nutricional, o ora-pro-nóbis é considerado um nutracêutico ( além de ter uma ação nutritiva tem ação terapêutica). Ele é rico em fibras, então aumenta a sensação de saciedade, ajuda nos processos de emagrecimento, ajuda a controlar o colesterol e os níveis de glicose, atuando no tratamento da diabetes e, também, na recomposição da microbiota intestinal, regulando o funcionamento do intestino e tratando a prisão de ventre.
Importante destacar, também, sua ação anti-inflamatória e cicatrizante, que ajuda na regeneração e tratamento de feridas, podendo ser usado no tratamento de queimaduras. A dica é pegar as folhas, macerar, fazer uma pasta e colocar no local. Ele tem ação analgésica, aumenta a imunidade, ajuda na prevenção e no tratamento de anemia.
Ação antioxidante, ajuda a combater os radicais livres.
Ajuda a diminuir a gordura visceral, atua também na prevenção de varizes, hemorroidas e câncer de colo. O ora-pro-nóbis possui uma baba tipo uma goma, igual a do quiabo, que tem uma ação protetora, do intestino.
Somente as plantas que têm as flores brancas com miolo alaranjado e folhas pequenas é que devem ser consumidas. A parte comestível da planta são apenas as folhas, que podem ser incluídas no prato, como outras verduras que são consumidas diariamente (crua ou refogada). Outra dica é usar em sucos, chás, sopas, omeletes, saladas, em carnes ( principalmente frango). Também pode ser feita uma farinha e utilizado em receitas de pães e bolos. E vale a pena lembrar que ele é de fácil cultivo e alto valor nutritivo, ficando então o estímulo para o plantio doméstico.
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.