Gastrite, o que é, sintomas e como tratar

Por Alice Amaral

22/08/2022 às 19h44 - Atualizada 22/08/2022 às 19h44

Gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Pode causar dor e sensação de queimação no estômago e essa dor pode se irradiar e se confundir, até mesmo, com a dor do infarto. Além da dor, a gastrite pode gerar eructos, que são arrotos, diminuição do apetite, levando ao emagrecimento, náuseas, vômitos, mal-estar, dor de cabeça, sensação de que o estômago está cheio, mesmo não tendo comido nada, além de distensão abdominal e presença de sangue nas fezes e no vômito. As causas podem ser uso de medicamentos, como antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios, cigarros, ansiedade, estresse, abuso de consumo de bebidas alcoólicas, a idade ( a pessoa mais velha tem o revestimento do estômago mais frágil, o que o torna mais suscetível a desenvolver gastrite), doenças autoimunes, alimentação irregular e infecção pela bactéria H, Pylori ( que pode ocorrer Pela ingestão de água e alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas pelo H. Pyloy e que não foram higienizados adequadamente.

O diagnóstico da gastrite, na maioria das vezes, é feito só com história clínica, mas, na suspeita de alguma complicação, solicita-se uma endoscopia digestiva alta, que é um exame que permite avaliar a mucosa do estômago. Mas 40% dos casos de gastrite crônica, o exame dá normal, não mostra alteração. Por isso, é importante sempre fazer um exame histopatológico.

PUBLICIDADE

A gastrite é uma doença que tem sido muito comum nos dias atuais. A incidência tem aumentado bastante nos últimos anos, principalmente pelos maus hábitos alimentares aliados ao estresse. Para se ter uma ideia, a gastrite atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e ela pode ser evitada, através de uma mudança na rotina, buscando um estilo de vida mais saudável. Controlar o estresse, evitar o abuso de álcool, eliminar o cigarro, evitar ficar longos períodos sem se alimentar, comer devagar e mastigar bem os alimentos. Evitar alimentos tipo refrigerantes e outras bebidas gaseificadas, o abuso do café, frituras, embutidos, enlatados e evitar também o excesso de carne vermelha.

E o tratamento?

Tem que tirar a causa, problema que está causando a doença ( a medicação , o fumo, o álcool, enfim). Se houver a infecção com o H.pylori, tem que tratar a infecção. Tem que cuidar da alimentação e, em alguns casos, lançar mão de medicamentos para minimizar os sintomas também.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também