Como a alimentação saudável pode ser uma aliada do sistema imunológico fortalecido?
Como a alimentação saudável pode ser uma aliada do sistema imunológico fortalecido?
A alimentação desempenha um papel fundamental para fortalecer o sistema imune. Alimentos saudáveis são ricos em nutrientes, como vitaminas e sais minerais que favorecem a criação de células de defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico, aumentando a resistência, combatendo as infecções provocadas por vírus, bactérias e protozoários, ou seja, agressores externos do organismo e diminuindo as chances de adoecer. Lembrando, também, que um sistema imunológico desordenado pode atacar o próprio corpo, gerando as doenças autoimunes.
Quais vitaminas e alimentos podem ajudar no fortalecimento do sistema imunológico?
Vegetais verdes escuros (como brócolis, couve e espinafre), que são ricos em ácido fólico e vitamina C.
As frutas cítricas (kiwi, limão, abacaxi, acerola e laranja) que são ricas em vitamina C e possuem ação antioxidante, aumentando os glóbulos brancos e o sistema imunológico.
Os alimentos ricos em zinco (castanhas, cereais integrais, leguminosas, amêndoas e nozes).
Óleo de coco que possui ácido láurico e ajuda no combate de vírus e bactérias.
O Ômega 3 (azeite de oliva extra virgem e salmão).
Gengibre – popularmente conhecida pelos benefícios anti-inflamatórios, a gengibre tem magnésio, potássio, vitaminas C, B6 e ação bactericida, auxiliando a tratar inflamações da garganta e nas defesas do organismo.
Alho – é rico em vitamina A, C e E, substâncias essenciais para seu sistema imune. Ele tem selênio, alicina, que possuem ação anti-inflamatória e anti-infecciosa.
Cogumelo Shiitake – ele tem lentinana, uma substância que aumenta o nosso sistema imune.
Os legumes, pimentão e cenoura, são ricos em betacaroteno, aumentando a imunidade.
Grão de bico e ervilha são ricos em vitaminas do complexo B e ferro, que aumenta o sistema imunológico também.
A cebola tem uma substância chamada quercetina, que potencializa o sistema autoimune.
Os probióticos em geral, como kefir, kombucha, vinagre de maçã, chucrute e chocolate amargo.
E a água, o alimento mais importante que existe e fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico.
Como determinados tipos de alimentos podem prejudicar o sistema imunológico e quais são eles?
Para o sistema imunológico funcionar satisfatoriamente são necessários minerais, vitaminas e aminoácidos. Por isso, uma dieta desequilibrada pode não oferecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imune. Os principais vilões são:
O açúcar – a ingestão dele faz com que o organismo aumente a eliminação de minerais como o magnésio e zinco, importantes para o funcionamento adequado do nosso sistema imune. Portanto, doces, alimentos industrializados e embutidos, refrigerantes, álcool e frituras devem ser evitados.
Existe alguma dica especial para reforçar a imunidade contra a gripe e até mesmo contra a Covid-19?
Além dos cuidados com a alimentação, nós devemos fazer atividade física regularmente, melhorando o condicionamento físico, mental, o humor. O exercício fortalece o organismo e aumenta a imunidade.
Não fumar. O tabagismo, além de ser uma doença crônica de dependência da nicotina, é um dos maiores fatores de risco para outras doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Entre outros fatores, ele também prejudica o sistema imunológico.
Dormir bem. O sono é fundamental para a saúde e o equilíbrio do nosso organismo, psíquico, emocional e metabólico. Uma noite mal dormida gera estresse, irritabilidade, ansiedade, cansaço e contribui para o aparecimento de doenças como a diabetes e também para a alteração do sistema imunológico.
Tomar sol, a vitamina D ajuda a melhorar o sistema imunológico.
Além disso, tentar controlar o stress, na medida do possível. O stress é uma resposta do organismo a um estímulo. Quando estressado o corpo libera hormônios, como adrenalina, norepinefrina e cortisol, para preparar o corpo para a reação. Esse aumento do cortisol inibe as células do sistema imunológico.