Erros mais comuns que acontecem durante a caminhada/corrida
Cada vez mais nos deparamos com pessoas adeptas da caminhada ou corrida, por ser uma atividade física eficaz, barata e que não requer grandes investimentos e nem horário fixo. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados.
Calçado
Deve ser um tênis de corrida, com amortecedor, um material que permita ventilação e que tenha uma numeração maior do que calçamos normalmente. Além disso, não pode ser um tênis de couro todo fechado, por exemplo. Um calçado inadequado favorece lesão de unha (podendo levar até a perda), o aparecimento de bolhas, fascite plantar, além de pode causar o aparecimento de tendinite e até fraturas.
Roupa
Ela deve ser confortável, leve, que permita a transpiração, além de secar rapidamente. Sempre vejo pessoas correndo com agasalhos pesados, mesmo em dias muito quentes, ou até mesmo com capa de chuva, pensando que isso pode favorecer o emagrecimento. Pelo contrário, esse tipo de roupa faz com que a pessoa transpire mais, porém temos que lembrar que o tecido adiposo é pobre em água e com o suor excessivo não emagrecemos, mas desidratamos. Para as mulheres, a dica é usar um top adequado para dar sustentação às mamas.
Postura
A pessoa não deve caminhar de qualquer jeito, ela tem que estar ereta, olhando para frente, com abdome contraído. O movimento do quadril tem que ser para frente e para trás. É preciso evitar rebolar. Os braços devem seguir os passos dos pés, pois eles vão dar ritmo à caminhada.
O quarto aspecto que devemos levar em conta é a hidratação. Essencial para compensar as perdas de água pela transpiração e evitar o aparecimento de cãibras e a desidratação. O ideal é hidratar antes, durante e após o exercício. O recomendando é ingerir de 150 ml a 300 ml a cada 20 minutos. Se for uma caminhada ou uma corrida mais longa, além da água é preciso repor os eletrodos. A água de coco natural é uma excelente opção.
O horário também deve ser levado em conta. O recomendado é no início ou ao final do dia, principalmente no Verão, já que o calor excessivo não é uma boa opção.
Além disso, antes de iniciar qualquer atividade física a dica é passar por uma avaliação médica e de um profissional de educação física, para que seja feita uma orientação adequada. Por exemplo, se a pessoa tiver muito acima do peso, isso por prejudicar as articulações e a corrida pode causar lesões, devendo dar preferência à caminhada. O mesmo acontece com quem está muito magro. Se o indivíduo tiver alguma outra lesão, como uma artrose em quadril ou joelhos a caminhada ou corrida deve ser substituída por outra atividade física.