Dez hábitos que devem fazer parte do nosso dia a dia

Por Alice Amaral

01/11/2021 às 18h17 - Atualizada 01/11/2021 às 18h35

Atividade física

PUBLICIDADE

Ela melhora o condicionamento físico e mental. Além de queimar gorduras, aumenta a concentração nas tarefas do dia a dia, a produtividade no trabalho e nos estudos, além de prevenir doenças, como diabetes, obesidade, câncer de mama e de colo e AVC.A prática de exercícios também fortalece o organismo e a musculatura, deixando os tendões e ligamentos mais flexíveis, melhora o funcionamento do coração e do sistema respiratório, aumenta a imunidade, contribui para o bom humor (durante a atividade física ocorre à liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e serotonina, proporcionando a sensação de prazer, felicidade e ajuda a combater a ansiedade, depressão e a insônia).

Dormir bem

O sono é fundamental para regular o nosso organismo. Ele mantém o equilíbrio físico e emocional, libera hormônios, fortalece o sistema imunológico, controla o apetite, diminui o stress, melhora a memória, o desempenho sexual e até rejuvenesce. Uma noite mal dormida resulta na diminuição da leptina (hormônio que controla o apetite) e o aumento da grelina (conhecido como hormônio da fome), podendo acarretar ganho de peso corporal.

Rir

Rir faz bem ao coração, ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular, respiratório, imunológico, além de produzir benefícios físicos, mentais e sociais.

Tomar sol

Na civilização antiga, os doentes eram expostos ao sol para acelerar o processo de cura. Antigamente, não existia antibiótico e as pessoas se tratavam em clínicas chamadas solarium. A Helioterapia, que utiliza o sol como remédio, é utilizada desde a antiguidade pelos gregos. O sol estimula a produção de Vitamina D, um importante modulador do nosso sistema imunológico. Além de ajudar na prevenção e no tratamento de várias doenças, como diabetes, esclerose múltipla, osteoporose e câncer. A vitamina D também auxilia a produção de endorfina, dando uma sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade, depressão e estresse.

Cuidar da higiene corporal

Além de contribuir para a saúde, melhora a nossa autoestima. É fundamental lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições, escovar os dentes, tomar banho diariamente e manter os cabelos e as unhas sempre limpos.

Andar descalço

Fortalece a musculatura dos pés, diminui o estresse, a ansiedade, melhora o equilíbrio e a postura. O ideal é que a gente possa caminhar de 15 a 20 minutos por dia, de preferência ao ar livre, em uma superfície tipo grama, terra, cascalho ou até mesmo na madeira.

Namorar

O conteúdo continua após o anúncio

Namorar aumenta a autoestima, diminui o estresse, a depressão, fortalece o sistema imunológico, estimula a produção da ocitocina, que é o hormônio do amor, gerando a diminuição do cortisol, aumentando a sensação de bem-estar e felicidade.

Meditar

Meditar ajuda a relaxar, a controlar a ansiedade e a depressão, melhora a concentração, a memória e a qualidade do sono.

Praticar a gratidão

A gratidão é um sentimento muito poderoso e devemos colocá-lo em prática. A reclamação e o pensamento negativo acabam atraindo mais coisas ruins, portanto, devemos agradecer mais e reclamar menos.

Por último e não menos importante, é a alimentação saudável. Ela é essencial para o bom funcionamento do organismo e para uma boa qualidade de vida. Ajuda na prevenção de várias doenças, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, além de aumentar a disposição, concentração e até a memória.

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também