Chás calmantes

Por Alice Amaral

27/07/2020 às 11h58 - Atualizada 27/07/2020 às 11h58

Em tempos de isolamento social e os problemas ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão sofrendo de ansiedade. Dormem menos, se estressam com mais facilidade, deixam tarefas e projetos de lado, se sentem mal consigo mesmas, comem exageradamente ou deixam de comer corretamente e com isso podem desencadear uma série de outros problemas físicos e emocionais.

Tentar manter a mente mais tranquila, não se cobrar tanto e entender que essa situação vai passar é muito importante. Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos diariamente também são hábitos excelentes! Além disso, podemos fazer uso de chás calmantes naturais. Eles possuem princípios ativos que propiciam o relaxamento, o bem-estar e muitos benefícios para a saúde. Confira abaixo cinco opções de chás para te ajudarem a manter a calma.

PUBLICIDADE

Chá de camomila: Ótima opção para diminuir a ansiedade, a camomila ajuda a reduzir também a hiperatividade, o estresse e auxilia no sono. Ela contribui para uma melhor digestão das refeições, combate a retenção de líquidos e também alivia dores de cabeça.

Chá de melissa: As propriedades encontradas na melissa atuam diretamente no sistema nervoso, contribuindo para a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão. Além disso, a planta protege o sistema imunológico, é calmante para o estômago, alivia dores de cabeça e atua no relaxamento.

Chá de valeriana: Essa planta acalma o organismo, estimula o sono e contribui para um melhor funcionamento do cérebro. O ideal é o chá seja tomado até 30 minutos antes de dormir para que seus efeitos calmantes comecem a atuar.

Chá de passiflora: Essa planta é excelente para equilibrar o humor,  o sono, reduzir os efeitos da menopausa e da depressão, ajudar a baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e a irritabilidade.

O conteúdo continua após o anúncio

Chá de hortelã: Essa planta de aroma inconfundível é uma ótima opção para controlar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Além disso, o hortelã possui efeitos anti-inflamatórios naturais, auxilia no tratamento de alergias respiratórias, é analgésico, antibacteriano e antioxidante. Ajuda a controlar náuseas e vômitos, melhora a digestão e auxilia no controle da glicose no sangue.  

Preparo: Ferva 1 xícara de água, adicione 2 colheres (café) de uma das plantas citadas acima, desligue o fogo e deixe amornar por aproximadamente 15 minutos. Coe e beba ainda morno antes de dormir. Não adoce!

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também