Má alimentação pode causar cegueira
Grande parte da população acredita que uma má alimentação formada por alimentos processados e com um teor considerável de sódio, açúcar e gordura trans, como os junk foods, prejudicam apenas a saúde cardiovascular e levam à obesidade. Porém, um estudo feito pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, comprovou que uma má alimentação também pode causar cegueira.
Foi constatado que a neuropatia óptica nutricional, uma disfunção do nervo óptico, um dos nervos responsáveis pela visão, está ligada diretamente com o consumo de alimentos prejudiciais à saúde, como pizza, hambúrguer, batata frita, biscoitos recheados e doces. Segundo o estudo, esse distúrbio está ligado à carência de vitaminas, como a vitamina D, e o ácido fólico. Havendo uma detecção prévia dessa condição, ela pode ser revertida. Mas caso não seja tratada, o paciente pode realmente ficar cego.
E se engana quem pensa que esse problema relacionado a uma má alimentação afeta apenas pessoas que estão acima do peso. O estudo apresentou o caso de um jovem de 17 anos com peso normal para sua idade e estatura que perdeu a visão justamente por manter uma dieta rica em gorduras trans, sódio e açúcar. Ou seja, a disfunção pode afetar qualquer pessoa independente de sua idade ou peso corporal.
Se atentar, portanto, ao alimento que você está ingerindo é de suma importância, não só pelo fator estético, mas para preservar a saúde e a qualidade de vida. Neste momento de pandemia, por exemplo, consumir alimentos naturais e nutritivos, ricos em proteínas, gorduras boas e vitaminas é essencial, principalmente para manter ou aumentar a imunidade.
Além disso, é necessário reforçar a hidratação do corpo. Tome bastante água ao longo do dia (em média 2 litros) e invista em frutas, em especial as amarelas e alaranjadas por conter betacaroteno, um poderoso antioxidante. Dê preferência para a fruta em si e não o suco para preservar seus nutrientes.
Tenha em mente que somos aquilo que comemos. Por isso, nutra seu corpo com alimentos saudáveis que vão auxiliar no combate às doenças, na imunidade e na longevidade. Os fast e junk foods, por outro lado, prejudicam não só a saúde do seu corpo como também a sua autoestima e disposição. Crie hábitos saudáveis. Pratique atividade física, beba bastante água, consuma frutas, legumes e folhosos, e cuide do mais importante: você.