Razões para evitar comer frituras
O consumo de frituras foi a base para um amplo estudo realizado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Mais de 100 mil mulheres na pós-menopausa, com idade entre 50 e 79 anos participaram da pesquisa, que aconteceu por quase duas décadas. Os resultados foram publicados recentemente no British Medical Journal e devem ser comentados, pois são um indicativo de perigo para a saúde das pessoas.
A pesquisa foi feita levando em conta o consumo de frango, peixe e mariscos fritos, porém pode-se extrapolar para outros tipos de frituras. Os índices de ocorrência de doenças cardiovasculares e também cânceres chamou a atenção dos pesquisadores. E, segundo os estudiosos, o fato de a pesquisa ter sido conduzida com um grupo de mulheres não significa que os homens estejam mais protegidos, ou menos expostos aos problemas advindos do consumo frequente de frituras.
Um dos pontos importantes que deve ser notado é que a maneira de preparo do alimento é que potencialmente provoca danos à saúde, ou seja, o problema não está no peixe, e sim no processo de fritura. Isso serve também para outros alimentos como carnes e ovos.
A fritura é um processo não recomendado de preparo, pois acarreta muitos prejuízos à nossa saúde, em virtude do que acontece com os alimentos quando submetidos ao processo. Optar pelo cozimento ou assar os alimentos são opções mais recomendadas, e se possível ingerir os alimentos in natura, respeitando todas as regras de higiene desde o armazenamento até o consumo.
Também cabe ressaltar que os óleos utilizados para fritura não são recomendáveis e não trazem benefícios para o nosso organismo. Óleos industriais de soja, milho, canola devem ser evitados. E pense no consumo de frituras fora do lar. Nas condições de utilização dos óleos, nas vezes em que são aquecidos e novamente aquecidos, na armazenagem e no tempo em que ficam expostos ao ambiente. Dê preferência para a banha de porco ou o óleo de coco, sempre com parcimônia.
Alteração de pressão arterial, obesidade, diabetes, potencialmente são consequências também de um quadro de alimentação disfuncional; e as frituras de baixa qualidade contribuem de forma contundente para isso. É preciso evitar as frituras, pois são responsáveis por sabotar a manutenção da vida saudável.