Cuidados com a alimentação na terceira idade | entenda os benefícios da alimentação saudável nessa fase da vida
Mudamos com o tempo, todos nós. Quando éramos crianças e mesmo adolescentes, nossos pais e também os educadores tentavam dentro do possível incutir bons hábitos alimentares.
Na fase adulta, fazemos nossas escolhas, dirigimos nossas vidas e ainda cuidamos dos filhos. Precisamos dar bons exemplos para as crianças; via de regra vivemos ocupados com múltiplas tarefas e a alimentação saudável é essencial para podermos manter um ritmo tão intenso de vida.
Então começa a chegar a maturidade. Aposentadoria, os filhos crescem e partem para uma vida própria, a diminuição do ritmo da agenda e também as interações sociais se perdem em grande parte.
Muitas pessoas na terceira idade, mediante menor pressão por resultados econômicos e sociais, literalmente se cuidam menos.
E a alimentação, que deveria ser um dos sustentáculos da boa saúde também nessa fase da vida, é em certa maneira negligenciada. Frases do tipo: já não sinto apetite como antigamente, agora vale tudo, chegou a hora de comer pouco, não é preciso jantar todas as noites e por aí vai, mostram como há muito trabalho a ser feito no sentido de melhorar a qualidade da alimentação na terceira idade.
A importância da alimentação correta para a terceira idade
É uma questão complexa; muitas pessoas na terceira idade diminuem os cuidados gerais de saúde, deixam de fazer visitas periódicas ao Médico, abandonam as academias e ficam mais resistentes para uma série de procedimentos, como a realização periódica de exames laboratoriais.
Em cada fase da vida temos necessidades específicas, nosso organismo reage de forma diferente aos estímulos externos, existem doenças típicas relacionadas à terceira idade, por isso temos que procurar ajuda especializada. As pessoas precisam de nutrientes que ajudem na manutenção da boa saúde e também para evitar um envelhecimento mais rápido e danoso.
Mediante um diagnóstico e posterior prescrição de uma dieta equilibrada e direcionada para cada caso, certamente as pessoas da terceira idade vão ganhar mais vigor, vontade de prosseguir com uma rotina ativa e, portanto, qualidade de vida.