O leite materno
O leite materno
O leite materno é um alimento muito completo e essencial para o desenvolvimento do bebê.
Na gestação a mulher aumenta a produção de prolactina, hormônio que estimula a produção do leite materno.O colostro é considerado como um “pré-leite”muito rico em proteínas. A partir do terceiro dia após o nascimento é que o leite materno começa a ficar disponível ao bebê.
A composição do leite materno muda ao longo do tempo de amamentação, ou seja, existe uma adaptação para satisfazer às necessidades do bebê.
Até os seis meses de idade a lactância materna é vital para a saúde do bebê, e deve continuar por mais tempo, sendo que o leite materno vai ser um ótimo complemento para a dieta do bebê, quando começar a ingestão de outros alimentos.
Outro ponto importante é sempre que possível, o bebê se alimentar até esvaziar a mama, pois durante a mamada ele absorve diferentes nutrientes em cada etapa.
Os benefícios de se alimentar com leite materno são inúmeros para o bebê. O consumo de leite materno vai protegê-lo de infecções gastrointestinais, diminuindo o risco de morrer em função de diarreia e outras infeções. O leite materno é rico em fatores bioativos, proteínas que atuam na estimulação do sistema imunológico, anticorpos. etc.
A criança que foi alimentada com leite materno vai apresentar um risco menor para obesidade, diabetes tipo 2 e contar com melhor e mais eficiente sistema imunológico.
As mães precisam ficar atentas à sua alimentação, visto que caso haja ingestão de alimentos prejudiciais e nocivos, potencialmente os agentes contidos nesses alimentos podem contaminar o leite a ser consumido pelo bebê.
Amamentar ainda vai ajudar na prevenção câncer de mama e reforçar os vínculos entre mãe e bebê.
Então, é preciso pensar na boa alimentação da mamãe desde o início da gestação para garantir ao bebê as melhores condições. Todos ganham com isso.