COMO PREVENIR DOENÇA DO BEIJO

Por Dra. Alice Amaral

24/02/2017 às 11h30 - Atualizada 25/02/2017 às 11h25

imagem artigo doença do beijo2

O carnaval vem aí e com ele muita festa, curtição, bebidas e com ele a proliferação de diversas doenças, principalmente através do contato corporal. Uma delas em específico é causada pelo contato entre a mucosa da boca e saliva contaminada, estamos falando do beijo que ocorre muito durante esse período e na maioria das vezes com mais de um parceiro na mesma noite. Dizem que o beijo desencadeia diversas reações dentre elas podemos citar bem-estar, confiança, excitação, melhora a circulação, previne e ameniza rugas, aumenta a imunidade (em único beijo são trocadas cerca de 250 bactérias), estimula os sentidos etc. Enfim, uma infinidade de benefícios não é mesmo? Mas infelizmente como tudo na vida que tem o seu lado bom, tem o seu lado ruim também, e dentre as diversas doenças que podem ser transmitidas através do beijo está a mononucleose infecciosa mais conhecida como a “Doença do Beijo”.

O QUE É MONONUCLEOSE INFECCIOSA?

A mononucleose ou “doença do beijo” é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Esse vírus normalmente invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B (glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas.

PUBLICIDADE

QUAIS SÃO AS CAUSAS

A mononucleose é causada por uma infecção através do vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Sua transmissão pode ocorrer principalmente pelo beijo ou contado com secreções orais. A mononucleose raramente é transmitida pelo contato sexual ou transfusão de sangue.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA DO BEIJO

Os sintomas da mononucleose podem incluir:

  • Fadiga
  • Sensação geral de mal-estar
  • Dor de garganta
  • Inflamação de garganta que não melhora com o uso de antibióticos
  • Febre
  • Inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço e axilas
  • Amígdalas inchadas
  • Dor de cabeça
  • Erupção cutânea
  • Baço suavemente inchado.

Sintomas como febre e dor de garganta geralmente diminuem dentro de algumas semanas. No entanto, outros sinais como fadiga, aumento dos gânglios linfáticos e baço inchado podem levar mais tempo.

PREVENÇÃO DA DOENÇA DO BEIJO

Nesse período devido aos diversos dias de festa e curtição, má alimentação, poucas horas de sono nossa imunidade acaba sendo afetada e com isso nosso organismo fica mais suscetível às doenças comuns desse período. E para nos prevenir e não acabar com a festa antes da hora o ideal é reforçarmos nossas defesas e para isso nada melhor que investir em nossa alimentação e como dizem “a melhor defesa é o ataque”. Portanto, comer bem e principalmente se hidratar regularmente com certeza vão deixar o organismo reforçado e preparado para encarar a folia com muito mais disposição e o melhor sem dar grandes chances a qualquer tipo de doença.

Quer saber qual a melhor alimentação nos dias de festa leia o nosso artigo http://emagrecacomsaude.blog.omb100.com/alimentacao-para-o-carnaval+101747 nele mostro os melhores alimentos para se consumir, aqueles que devemos evitar e muito mais!

 

O conteúdo continua após o anúncio

 

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também