Alimentos amigos da boa visão

Por Dra Alice Amaral

17/01/2017 às 16h42 - Atualizada 17/01/2017 às 16h42

 

olhos-atraves-de-alimentos-685x0-1

PUBLICIDADE

 

A maioria de nós guarda na lembrança alguma frase que relaciona alimentação e benefícios para a visão. “Coma isso que faz bem para os olhos”. Pode soar como uma tática para estimular o consumo de certos alimentos, mas é uma frase correta.

Vários problemas podem ocorrer ou ser agravados em função de maus hábitos de alimentação. Secura nos olhos, cegueira noturna e com o avanço da idade encaramos também a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o glaucoma.

Inicialmente precisamos ter em mente que as nossas células apenas se multiplicam e “fazem o trabalho correto” se estiverem bem nutridas, e isso vale para todo o nosso organismo. Então, com deficiência alimentar nada de boa visão.

Os peixes marinhos são ricos em ômega 3, fonte de ácidos graxos que atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco e ainda contém vitaminas A, B, D e E.

Frutas vermelhas, como o morango, a framboesa e outras, contém antioxidantes que combatem os radicais livres e são fontes de flavonoides, que ajudam na prevenção de doenças oculares e colaboram para impedir a progressão de doenças instaladas, como a degeneração macular.

A cenoura, maçã, laranja, brócolis são boas fontes de carotenoides, que previnem a deterioração da mácula.

E para tempero use alho e cebola à vontade, pois são ricos em cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Apresentam ação vasodilatadora, portanto diminuem a pressão arterial e previnem doenças como o glaucoma.

Sempre que puder faça opção pelo azeite extra virgem ou óleo de linhaça. O azeite é um bom aliado para prevenir a degeneração macular; e óleo de linhaça é ótimo para combater a Síndrome do Olho Seco.

Você deve consultar regularmente o Médico Oftalmologista e também procurar sempre manter as melhores condições de ambiente que favoreçam a visão. E também saber que a alimentação equilibrada é um fator determinante para manter a boa visão.

Dietas feitas aleatoriamente sem acompanhamento de um Médico Nutrologo podem comprometer a saúde dos olhos. Não vale a pena arriscar.

 

O conteúdo continua após o anúncio

Fale conosco, tire suas dúvidas e dê sugestões. Acesse nossos canais de comunicação:

www.draaliceamaral.com.br

facebook/ClinicaDraAliceAmaral

Instagram: alice.amaral

contato@draaliceamaral.com.br

Venha conhecer a nossa Clínica localizada na Rua Espírito Santo, 1115 – 17° andar – Centro Empresarial Alber Ganimi Centro – Juiz de Fora – MG

Tels: (32) 3215-2250 e (32) 3216-2050

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também