Causas do incêndio em Ibitipoca e área total atingida ainda serão apuradas por IEF

Queimada iniciou durante a noite de domingo e permaneceu ao longo desta segunda; brigadistas e voluntários atuam no combate às chamas


Por Marcos Araújo e Gabriel Silva, estagiário sob a supervisão de Fabíola Costa

28/09/2020 às 19h24- Atualizada 28/09/2020 às 21h40

Um incêndio em matagal no distrito de Ibitipoca, no município de Lima Duarte, mobiliza brigadistas da comunidade desde a noite desse domingo (27). Segundo o relato de um dos combatentes, as chamas começaram em uma propriedade particular ao lado do Parque Estadual do Ibitipoca e espalhou-se por diferentes regiões por várias linhas de fogo. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos e Desenvolvimento Sustentável (Semad), até o final da tarde, desta segunda-feira (28), todos os esforços estavam sendo concentrados em ações de combate às chamas.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a pasta, tão logo a situação seja normalizada, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) fará o levantamento da área atingida. O combate ao incêndio envolvia 75 pessoas, entre brigadistas voluntários e contratados, além de servidores e funcionários do Parque Estadual do Ibitipoca. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais também atuava na ocorrência com militares em campo e fazendo uso de helicóptero. Ainda não há informações sobre o fator que causou a queimada, mas os brigadistas acreditam que pode ter sido gerada por ato criminoso. A Semad informou que as causas e a área total queimada ainda serão apuradas.

(Foto: Gabriel Fortes)

O incêndio teria começado ainda no domingo. Brigadistas da comunidade e do Parque Estadual do Ibitipoca teriam combatido as chamas até a chegada do Corpo de Bombeiros. Alguns moradores permaneceram na ação até as 2h desta segunda, logo sendo substituídos por brigadistas que estão ininterruptamente na atividade desde 4h30. No entanto, o fogo ainda se espalhava por algumas regiões. “Tem uma linha de fogo que passou o Pico do Cruzeiro no sentido centro do Parque (do Ibitipoca). Mas a maior linha está na extremidade da região Noroeste do Parque”, conta Gabriel Celio Fortes, brigadista voluntário.

Apoio militar

Por volta das 10h, militares do Corpo de Bombeiros chegaram para prestar apoio aos brigadistas que já vinham lutando contra as chamas. Em comunicado, o batalhão de Juiz de Fora confirmou a ocorrência de incêndio “dentro do Parque, mas longe do camping”. Segundo o informe, havia três bombeiros e 75 brigadistas atuando na ocorrência. Os bombeiros também confirmaram que um helicóptero foi acionado para avaliação na área e apoio no combate.

De acordo com relato de um morador, foi notado fogo também na estrada que dá acesso ao município de Santana do Garambéu. O brigadista Gabriel Fortes, por outro lado, afirma que a linha de fogo presente na parte noroeste do Parque teria sido controlada. Há grupos de combatentes espalhados por diversos pontos, segundo o brigadista.

O Corpo de Bombeiros informou, durante a tarde desta segunda, que o helicóptero Arcanjo 4, que pertence à corporação, sobrevoou a área e confirmou a existência de muitos focos, porém sem grandes danos a estruturas, e incêndio em vegetação de grande extensão.

Foto: Teca Resende

Reabertura do Parque do Ibitipoca é adiada

O incêndio que atinge a vegetação no distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, causou a suspensão da reabertura do Parque Estadual do Ibitipoca, que era prevista para esta quarta-feira (30). O anúncio foi feito pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e ainda não há previsão de nova data para a retomada.

O comunicado do IEF ocorreu, no início da tarde desta segunda, por meio do diretor de Unidades de Conservação do Instituto, Cláudio Castro. “Por causa desse incêndio, nós decidimos adiar a abertura da visitação no Parque, que estava prevista para a próxima quarta-feira. Assim que possível, nós vamos informar uma nova data”, afirma.

No pronunciamento encaminhado à Tribuna via assessoria, o diretor também falou sobre o combate às chamas. Ele confirmou o envolvimento de 75 pessoas na tarefa, entre brigadistas voluntários da comunidade e funcionários do IEF. “As causas do incêndio vão ser apuradas, assim como a área queimada. No momento, a nossa prioridade está no combate ao incêndio, as apurações vão acontecer depois”, explicou.

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo informações obtidas pela reportagem com um dos combatentes, o incêndio, que inicialmente era localizado às margens do Parque, se espalhou para o centro da área de responsabilidade do IEF durante a manhã desta segunda-feira. “Agora, 90% do fogo está dentro do Parque”, relatou.

Foto: Gabriel Fortes

Protocolo de reabertura

A decisão pela retomada do Parque Estadual do Ibitipoca foi oficializada pelo IEF em evento, na última quarta-feira (23). Na ocasião, reportagem trouxe detalhes do protocolo que será adotado pelo instituto, além de revelar a apreensão de moradores de Conceição do Ibitipoca com a crescente chegada de turistas no distrito após flexibilização das medidas restritivas ao comércio local. Os moradores cadastrados do distrito teriam acesso ao Parque Estadual um dia antes da abertura oficial, nesta terça-feira (27). No entanto, agora, a programação terá de ser refeita.

Tópicos: incêndio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.