Parque Estadual do Ibitipoca reabre dia 30, e moradores manifestam preocupação

Anúncio foi feito em redes sociais do IEF na noite desta quarta-feira


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão da editora Luciane Faquini e Vívia Lima

23/09/2020 às 19h02- Atualizada 24/09/2020 às 09h18

Com a reabertura do Parque Estadual do Ibitipoca, no distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, agendado para o próximo dia 30 de setembro, quarta-feira, moradores manifestam preocupação com o aumento exponencial do fluxo de turistas. A reabertura foi anunciada em live pelas redes sociais do Instituto Estadual de Floresta (IEF), no início da noite desta quarta-feira (23).

Segundo relatos, desde o final de semana do último dia 5 – que antecedeu o feriado da Independência, no dia 7 -, a movimentação aumentou de maneira descontrolada. O IEF por sua vez, garante a segurança da retomada a partir de protocolo próprio. A manifestação de receio dos moradores do distrito é feita pela Associação de Moradores e Amigos de Ibitipoca (Amai), que representa a comunidade junto aos órgãos municipais.

PUBLICIDADE

Após restrições à entrada de turistas em Conceição do Ibitipoca entre os meses de março e agosto, o pontapé inicial para a retomada ocorreu em Lima Duarte, no dia 10 do último mês, após a adesão do município ao Minas Consciente, adotando de imediato a onda amarela, a intermediária do programa.

Desde então, segundo os moradores, o turismo tem aumentado, culminando na alta movimentação observada no último feriado. “Estamos vivendo uma situação em que a cidade encheu de pessoas sem máscara e desrespeitando toda uma legislação de proteção da cidade”, conta o vice-presidente da Amai, Fred Fonseca. “As pessoas estão desafogando essa vontade de sair de casa e extravasando. Quem está saindo de casa é quem não está respeitando a quarentena e não se importa muito com a pandemia que estamos vivendo”, complementa.

Segundo o representante da Amai, os moradores de Conceição do Ibitipoca reclamaram nas redes sociais da desordem nas ruas, com trânsito intenso e música em alto volume. A chegada de turistas também afetou o abastecimento de água, com diversos populares relatando problemas no fornecimento ao longo do final de semana. A falta d’água é problema recorrente no distrito e já havia sido apontada pela Tribuna em agosto. Na visão dos moradores, a presença de turistas será ainda mais intensa com a retomada do Parque Estadual do Ibitipoca, gerando também aumento em todos os problemas previamente observados no início deste mês.

IEF se apoia em protocolo

A reabertura do Parque Estadual do Ibitipoca ocorre após publicação de decreto no Diário Oficial do Governo de Minas, que permite a reabertura das unidades em cidades que integram a onda amarela do Minas Consciente. No dia 12, já foram reabertos os parques estaduais da Serra do Rola-Moça, na Grande Belo Horizonte; da Lapa Grande, em Montes Claros; e Biribiri, em Diamantina.

O IEF, em contato com a reportagem, garante a segurança através de medidas restritivas. Pelas regras estaduais, a reabertura fica condicionada à ocupação de 50% da capacidade; ou seja, em relação ao Parque do Ibitipoca, a limitação será de 500 visitantes ao dia, e as visitas só poderão ocorrer mediante agendamento. O pagamento dos ingressos serão feitos na portaria, no momento da entrada. As orientações sobre agendamentos serão publicadas no site do IEF na próxima segunda-feira (28), no período da tarde pelo www.ief.mg.gov.br. Os alojamentos e as áreas de camping ainda não estarão liberadas neste primeiro momento.

Questionado sobre a segurança para a retomada dos espaços, o IEF afirmou que o processo foi “minuciosamente estudado pelo Instituto”, possuindo “todas as diretrizes necessárias para garantir a segurança e saúde da população e servidores”. O órgão estadual também lembrou que o protocolo foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (Coes).

‘Só o tempo vai mostrar se a retomada será segura’, diz prefeito

O prefeito de Lima Duarte, Geraldo Gomes de Souza, informou que “infelizmente” o Executivo municipal não tem poder de decisão sobre a reabertura do Parque do Ibitipoca, uma vez que ele é de responsabilidade do Governo de Minas, apesar de o dispositivo influir sobre a vida no município.

O gestor foi questionado sobre a opinião dele acerca da segurança na retomada para os munícipes e afirmou. “Só o tempo vai mostrar. Eu acho que, se tiver de acontecer, já aconteceu, pois a cidade no final de semana (que antecedeu o dia 7) já estava uma loucura”.

O conteúdo continua após o anúncio

Moradores terão acesso na terça

Os moradores cadastrados do distrito de Conceição do Ibitipoca terão acesso ao Parque Estadual um dia antes da abertura oficial, ou seja, na terça-feira. No entanto, para isso, precisam também fazer agendamento. A experiência com moradores será como um ensaio daquilo que é esperado para a reabertura oficial, na quarta.

A primeira versão da lista atualizada de cadastrados será divulgada na sexta-feira (25). Como o prazo ainda está aberto até o dia 30, a lista será atualizada até a data de abertura. Para ter acesso ao parque, os moradores deverão portar documentos de identificação pessoal, podendo ser RG, CNH, certidão ou carteirinha da Amai.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.