São João Nepomuceno decreta situação de emergência por conta do coronavírus

Texto prevê suspensão de aulas da rede municipal e veta aglomerações com mais de 100 pessoas


Por Tribuna

17/03/2020 às 17h39- Atualizada 17/03/2020 às 21h31

Em razão do surto de Covid-19 pela região, o município de São João Nepomuceno declarou estado de emergência em saúde pública na tarde desta terça-feira (17). O texto prevê suspensão de atividades no município, como as aulas na rede municipal, a criação de um comitê para enfrentamento da pandemia, além de adiar eventos locais e vetar aglomerações com mais de 100 pessoas.

Em pronunciamento divulgado pela assessoria do executivo municipal, o prefeito Ernandes José da Silva (PSB) pediu colaboração da população para enfrentar a doença. “O município de São João emitiu um decreto suspendendo todas as atividades do município durante 60 dias. Estamos recomendando que todos os eventos sejam cancelados. Nós sabemos que esse momento é de isolamento. Então, quanto mais a gente evitar o contágio vai ser melhor para todos.”

PUBLICIDADE

O decreto suspende as aulas em todos os estabelecimentos públicos de ensino do município entre os dias 18 a 22 de março, além de recomendar a todas as instituições de ensino da rede privada da cidade que também promovam a suspensão das atividades. O chefe do executivo sugeriu a prorrogação da paralisação das atividades nas escolas. “Seguimos a orientação do Estado, mas nós sabemos que esse decreto de suspensão das aulas será prorrogado.”

As repartições públicas, com exceção dos estabelecimentos públicos de saúde, terão expediente externo reduzido para atendimento ao público de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h. Ficam também suspensas as férias de todos os servidores da Secretaria de Saúde, autorizando a convocação dos servidores eventualmente em gozo de férias.

Outra recomendação emitida pela prefeitura é para que a população evite frequentar ambientes com aglomerações de pessoas, especialmente em ambientes fechados, bem como o transporte particular de estudantes e deslocamento desnecessário a outros municípios.

Atividades suspensas

Ainda de acordo com o texto, ficam suspensas pelo prazo de 30 dias as seguintes atividades: funcionamento das praças de esporte dos Bairros Santa Rita, Três Marias, Centenário e São Cristóvão; projetos sociais do CRAS; atendimentos do Departamento Odontológico, excetos em caso de urgência; apresentações culturais ou musicais da Feira do Produtor; eventos públicos com mais de 100 pessoas; eventos oficiais do Município e o transporte municipal universitário.

Ficam também adiados os eventos culturais locais como a exposição Agropecuária de São João Nepomuceno; etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg); campeonato Municipal de Futebol; campeonato Municipal de Damas; festival comida de Botiquim; API Rock Festival e Festival Cidade da Música.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.