Falha técnica coloca em risco 1.326 doses de vacina contra a Covid-19 em Matias Barbosa

Município ainda analisa se imunizantes foram comprometidos; quantitativo corresponde a 20% das vacinas recebidas


Por Gabriel Silva, sob supervisão de Eduardo Valente

03/06/2021 às 15h00

Na madrugada desta quinta-feira (3), a Prefeitura de Matias Barbosa identificou uma falha técnica no sistema de fornecimento de energia na Central de Vacinas, localizada na Policlínica do município. O espaço contém 1.326 doses de vacina contra a Covid-19, além de imunizantes de outras enfermidades. A Administração municipal informou que notificou a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) e encaminhou as vacinas para análise que vai certificar se os imunizantes foram comprometidos.

De acordo com comunicado da Prefeitura, entre as doses de vacina contra a Covid-19 afetadas, 502 são destinadas à primeira dose e 824 são para segunda dose. A Vigilância Epidemiológica do município “aguarda novas orientações da SRS-JF”, de acordo com nota enviada via assessoria.

PUBLICIDADE

Ainda conforme o município, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas para apurar as causas do desabastecimento de energia no local de armazenamento. O problema deve afetar o andamento na vacinação contra o coronavírus no município, uma vez que a Prefeitura ainda afirma que “os profissionais do Posto de Saúde da Família (PSFs) irão reagendar a vacinação do público que aguarda a segunda dose”.

O prefeito Beto Lopes (PP) esteve no local junto a vereadores e funcionários do Departamento de Saúde do município para acompanhar os trabalhos.

A reportagem da Tribuna entrou em contato com a SRS-JF e aguarda retorno.

Um quinto das vacinas em risco

O quantitativo de perda corresponde a 20,90% do total de doses recebidas pelo município até o momento. Segundo dados do “vacinômetro” da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) atualizados na quarta-feira (2), foram entregues ao menos 6.210 unidades de imunizante para Matias Barbosa, sendo que 5.227 já foram aplicadas (3.482 como primeira dose e 1.745 para segunda).

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.