Anastasia à frente nas 2 pesquisas; Pimentel fica em segundo lugar

Institutos apontam cenários semelhantes para o Estado de Minas; no Senado, índices divergem


Por Tribuna

28/09/2018 às 22h13- Atualizada 28/09/2018 às 22h19

O senador Antônio Anastasia (PSDB) e o governador Fernando Pimentel (PT) mantêm a polarização na corrida ao Palácio da Liberdade, conforme pesquisas Ibope, divulgada na quinta (27), e Datafolha, nesta sexta (28). No levantamento do Ibope, o tucano aparece com 35% das intenções de voto, enquanto que pelo Datafolha o índice é de 33%. Já o petista aparece com 21% e 24%, respectivamente. Ainda que Anastasia mantenha expressiva distância para Pimentel, em ambos os cenários as eleições para o Governo do Estado de Minas Gerais caminhariam para definição em segundo turno.
Os índices dos demais candidatos confirmam a aproximação percentual dos institutos – ao menos no pleito para o Governo. Romeu Zema (Novo) tem nas pesquisas Ibope e Datafolha, respectivamente, 8% e 9%. Também Adalclever Lopes (MDB) e João Batista Mares Guia (Rede) oscilaram ligeiramente nos registros. O presidente da Assembleia Legislativa aparece com 3% e 4%, respectivamente, e o ex-deputado, com 2% no Ibope e 1% no Datafolha.

Dirlene Marques (PSOL) e Jordano Metalúrgico (PSTU), ambos com 1%, mantiveram o índice de intenções de voto nas duas pesquisas. Claudiney Dulim (Avante) aparece com 1% no Ibope, mas, no Datafolha, não chegou a ser citado. Alexandre Flach (PCO) foi o único a deixar de pontuar nos dois registros. Brancos e nulos somaram 17% tanto no Ibope quanto no Datafolha. Indecisos – 9%, no Datafolha, e 10% no Ibope.

PUBLICIDADE

Segundo turno

Antônio Anastasia (PSDB), pelo Ibope, abre 17 pontos percentuais para Fernando Pimentel (PT); o ex-governador tem 43% das intenções de voto e, o ex-ministro, 26%. Brancos e nulos somam 22% e, indecisos, 9%. Já no cenário apontado pelo Datafolha a distância entre ambos é menos: Anastasia registra 46% enquanto Pimentel, 31%. Votos brancos e nulos somam 19%, e o número de indecisos é de 4%.

Briga pela 2ª cadeira no Senado se acirra

Embora as intenções de voto para os candidatos ao Governo do Estado de Minas coincidam, as pesquisas Ibope e Datafolha apontam cenários distintos na corrida pelo Senado. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) mantém-se na liderança em ambos os registros, com 26% no Ibope, e 28% no Datafolha. A disputa pela segunda cadeira, contudo, mostra-se mais acirrada. O ex-deputado estadual Dinis Pinheiro (SD), o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM), o deputado estadual Fábio Cherem (PDT) e Carlos Viana (PHS) concentram a briga.

Conforme o Ibope, Dinis e Viana aparecem com 15% das intenções, ocupando a segunda colocação, Pacheco tem 14%, Fábio Cherem, 9%, e Rodrigo Paiva, 7%. De acordo com o Datafolha, Pacheco soma 17%, Carlos Viana aparece com 14%, Fábio Cherem, 11%, Dinis Pinheiro, 10% e Rodrigo Paiva, 8%.

A pesquisa Ipobe foi registrada pelo número BR-05657/2018, enquantoa do Datafolha, MG-04347/2018.

 

 

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: eleições 2018

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.